Evite contaminação com mercúrio (lâmpadas e termômetros).

(Obs. Este artigo tem tido interesse cada vez maior. Graças aos relatos dos leitores, inclui ao final uma pequena atualização)

O endereço na Agência de Proteção Ambiental americana, EPA, oferece dicas e informações sobre o que fazer em caso de vazamento de mercúrio. Parece brincadeira mas não é. A maioria das pessoas não leva a sério quando lâmpadas, termômetros e letreiros neon coloridos quebram.

Como tive um tempo de folga, aproveitei para por essas dicas num único post. Infelizmente o ministério da saúde, secretarias de saúde, etc. não distribuem essas orientações em suas páginas na internet. Imprimam, distribuam e evitem problemas sérios de saúde :

1) Jamais faça isso :

  • Nunca use aspirador de pó para limpar vazamentos de mercúrio (leia abaixo como limpar cacos de vidro de lâmpadas quebradas). Filtros de aspiradores domésticos  não retém todo líquido, espalhando-o pelo ar e ambiente, apenas aumentando os riscos de exposição.
  • Não use vassouras ou similares. O líquido se distribuirá em gotas menores.
  • Nunca, mas nunca mesmo, jogue mercúrio no esgoto. Ele poderá se acumular na tubulação ou causar poluição de fossas sépticas  e usinas de tratamento de água.
  • Similarmente, jamais use máquina de lavar para lavar roupas contaminadas. Não somente a máquina ficará exposta para futuras lavagens, como também a água utilizada na mesma. Roupas contaminadas devem ser propriamente eliminadas. Por “contaminação”, entenda-se situações em que a roupa tenha ficado diretamente exposta ao mercúrio.
  • Não pise no local contaminado para evitar espalhamento e exposição desnecessários.

2)  O que fazer se uma lâmpada fluorescente ou letreiros neon quebrarem ?

Muitas casas passaram a usar lâmpadas fluorescentes para diminuir gastos com energia elétrica. O problema é que não são passadas orientações corretas no caso de tê-las quebradas. Felizmente, essas lâmpadas possuem uma quantidade baixa de mercúrio (o que não significa menor risco para a saúde pois os efeitos cumulativos não devem ser ignorados).

Antes da limpeza : ventilação

  1. Tire pessoas e animais domésticos do ambiente e NÃO permita que andem na área afetada.
  2. Abra uma janela e saia da sala por no mínimo 15 minutos.
  3. Caso tenha ar condicionado, desligue-o durante esse período.

Limpeza passo-a-passo (se o chão for liso)

  1. Retire pedaços de vidro e pó com papel  e coloque  tudo num plástico ou recipiente de vidro (com tampa).
  2. Use fita adesiva para retirar pedaços menores do chão e móveis.
  3. Limpe a área com papel toalha úmido (ou lenços umedecidos). Descarte esse papel e fita adesiva junto com os cacos de vidro.

Limpeza passo-a-passo (carpete ou tapete)

  1. Retire pedaços de vidro e pó com papel e coloque-os num plástico ou recipiente de vidro (com tampa).
  2. Use fita adesiva para retirar pedaços menores do chão e móveis.
  3. Se for necessário, use o aspirador de pó para retirar pedaços restantes.
  4. Pegue o saco do aspirador e jogue-o dentro da embalagem onde estão os restos da lâmpada.

O que fazer com os restos ?

  1. Coloque o material recolhido do lado de fora da casa numa lixeira protegida e separada do lixo normal.
  2. Lave as mãos ao terminar a limpeza.
  3. Para jogar fora os restos, o ideal seria entrar em contato com a secretaria de saúde do município ou empresa que efetua a coleta de lixo. No entanto, infelizmente a maioria das cidades brasileiras ignora as determinações da EPA. Faça sua parte e ligue para eles mesmo assim (pegue os telefones ou informações usando o número da ANVISA DISQUE INTOXICAÇÃO 0800 722 6001 e do Ministério da Saúde DISQUE SAÚDE 0800 61 1997). Afinal de contas, a) é seu direito, b) eles recebem salário para isso e c) a ligação não custará nada.
  4. Como ainda não há pressão nas empresas que fabricam e vendem as lâmpadas, é importante deixar claro para elas a necessidade de suporte no pós-venda. Todas empresas sérias tem um número 0800 de contato. Ligue e peça informações. Se não fizerem nada, divulgue sua história para amigos, vizinhos, parentes e conhecidos.

3)  O que fazer se uma termômetro quebrar ?

  1. Isole a área afetada, proibindo a passagem de pessoas. Igualmente, não deixe animais soltos no ambiente. Abra todas janelas e isole os demais cômodos.
  2. Não permita que crianças ajudem na limpeza.
  3. Mercúrio é facilmente limpo em superfícies de madeira, azulejo e similares.
  4. No caso do vazamento ter ocorrido em carpetes, tapetes, cortinas, etc., siga as mesmas intruções que demos anteriormente e descarte o material de forma adequada.
Material  para limpeza
  1. Saquinhos plásticos (de preferência que ofereçam vedação).
  2. Sacos de lixo normais.
  3. luvas de borrach, latex ou similar.
  4. Papel toalha.
  5. Cartolina ou similar.
  6. Conta-gotas.
  7. Fita adesiva (durex, crepe, etc).
  8. lanterna.
  9. creme de barbear, se tiver.
  10. e para quem tem acesso, enxofre em pó.

Limpeza passo-a-passo

  1. Coloque as luvas.
  2. Retire pedaços quebrados e embrulhe-os no papel toalha. Coloque isso no saco plástico e use o lacre para vedá-lo.
  3. Localize as gotas de mercúrio. Use a cartolina para recolhê-las com cuidado para não dividi-las em gotas ainda menores. Use a lanterna para facilitar essa etapa : apague as luzes (se possível) e coloque a lanterna próximo ao chão para que as gotas reflitam a luz.
  4. O conta-gotas pode ser usado na limpeza tanto para recolher como para “empurrar” as mesmas, pois assoprá-las com a boca não é aconselhável.
  5. Coloque o mercúrio recolhido no papel toalha e então no saco de plástico.
  6. Caso tenha creme de barbear, espalhe-o nas gotas menores. A fita adesiva tem a mesma utilidade. Descarte tanto o creme como a fita no saco plástico.
  7. Sugestão (para quem tiver acesso) : enxofre em pó é vendido comercialmente e pode ser utilizado para recolhimento de gotas pequenas. O enxofre tem duas utilidades : a) ele transforma a cor do mercúrio para uma tonalidade amarelada/amarronzada e 2) adere ao mesmo facilmente, sem emissão de gases. A desvantagem é que esse material também é tóxico, exigindo cuidado no seu manuseio.
  8. Idealmente, seria adequado consultar um especialista para medir a quantidade de mercúrio no ar. Não sendo isso possível, tenha certeza que o ambiente foi  ventilado por no mínimo 24 horas. Coloque todo material utilizado na limpeza no saco de lixo.
  9. Tal como no caso de lâmpadas fluorescentes, o descarte do saco de lixo deveria seguir as recomendações da secretaria de saúde do município ou empresa que efetua a coleta de lixo.  Entre em contato com eles. Pegue os números de telefones usando o serviço do Ministério da Saúde DISQUE SAÚDE 0800 61 1997 ou ANVISA DISQUE INTOXICAÇÃO 0800 722 6001
  10. Durante a etapa de ventilação, procure evitar que animais e crianças circulem pelo ambiente.
  11. Como ainda não há pressão nas empresas que fabricam e vendem os termômetros, é importante deixar claro para elas a necessidade de suporte no pós-venda. Todas empresas sérias tem um número 0800 de contato. Ligue e peça informações. Se não fizerem nada, divulgue sua história para amigos, vizinhos, parentes e conhecidos.

Complicado ? Certamente. Necessário ? Com certeza ! Não perca sua saúde de forma desnecessária.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : a capacidade de absorção de mercúrio líquido pela pele humana é relativamente baixa. A EPA divulgou recentemente que na maior parte dos casos reportados nos Estados Unidos, a contaminação decorreu pela ingestão excessiva de peixe contaminado. Portanto, para as pessoas que tiveram contato parcial com o líquido, nossa sugestão é de lavar muito bem as mãos e,  dependendo do volume de mercúrio, descartar as roupas adequadamente. Tenham em mente que o efeito cumulativo à exposição do mercúrio é que deve ser evitado (no caso americano, as vítimas tinham o hábito de comer peixe mais de 3 vezes por semana).

ATUALIZAÇÃO : SEGUE O IMPORTANTE RELATO DO LEITOR MARCOANF QUE ENTROU EM CONTATO COM A ANVISA.

Liguei para o número indicado como ANVISA do post, e fui direcionado a um centro emergencial de intoxicação mais próximo de casa. Questionei sobre como jogar fora da forma correta, e me deram uma ótima dica (já que não está vazando mercúrio): deixar o termômetro, protegido (está no tubo plástico de proteção), em uma daquelas caixas de coleta de bateriais velhas e de celular (Banco Real ABN, HP, Nokia, etc). Segundo eles, os centros que fazem este tipo de reciclagem são especializados em separar e reciclar metais tóxicos.

About these ads

112 Respostas

  1. Bem bacana, jenheta. :) Chapado 9001 !

    • Muito boa postagem. Espero que ajude mais pessoas assim como me ajudou!

      • Preciso da ajuda de vocês, joguei no vaso sanitário e agora ele ficou no fundo e não sai, já dei descarga mais nada adiantou, oque devo fazer ?

    • O mercúrio é certamente tóxico se ingerido, mas emana pouquíssimo vapor pois seu ponto de ebulição é acima de 320 graus celsius.No colégio Santo Ivo de São Paulo, os aluno brincam com o mercúrio, mergulham moedadas nele, veem seu peso, e nada de mal aconteceu com os alunos de lá.

  2. Muito bom mesmo, hoje em dia inventam de tudo , mas, ninguém diz o que fazer quando o assunto é descarte do produto, quando ele não se faz mais necessário. Muito bom mesmo, já repassei para várias pessoas do meu trabalho, informação e conhecimento é o maior tesouro que um ser humano pode ter, voc~es estão de parabéns. E isso resultou num dilema que a colega de trabalho passou, seu termômetro quebrou e ela ligou para o fabricante e não teve resposta sobre o descarte, nós somos fiscais de SMS e nos preocupamos com a segurança principalmente de produtos químicos.
    Um abraço a todos.

  3. Prezado Alexandre,

    Obrigado pelo comentário.
    Esse é um assunto que preocupa muito e está claro que as empresas não querem se preocupar com a parcela de responsabilidade que lhes cabe no pós-venda. É por isso que existe um sentimento cada vez maior que os consumidores devem se unir de duas maneiras : 1. deixar claro para a empresa que sem um devido suporte, haverá boicote de seus produtos e 2. pressão em cima das autoridades de saúde pois no final os custos e problemas recairão sobre elas. Como é muito sabido, prevenção sempre tem custo baixo !

    A verdade é que se ninguém reclamar, nada mudará. Graças à internet, a informação pode ser compartilhada e as empresas não são mais comandantes dos consumidores. O importante é deixar claro sua indignação e não ser passivo nesse problema.

    Quanto à sua colega, eu sugiro que ela siga as regras de desintoxicação do ambiente e no momento de descarte do material, entre em contato com a secretaria de saúde. Um amigo nosso repassou a idéia que os hospitais e centros de saúde talvez usem serviços de descarte de material médico que tratem desses dejetos. Novamente, boca no trombone desse problema ;)

  4. Boa noite!
    Gostei muito dessas informações, mas ao mesmo tempo estou superpreocupada. Hoje a tarde levei minha filha de 5 anos ao hospital por que ela vinha tendo febre há 6 dias. fomos acompanhadas pelo meu irmão. na sala de espera o termômetro que ia usar para medir a febre da minha filha caiu e quebrou. eu e meu irmão juntamos as bolinhas com as mãos, sem proteção. além disso ainda coloquei na mão da minha filha para ela ver. quem descartou foi meu irmão. comecei a achar estranho quando minha aliança, de ouro, começou a perder o dourado, pensei logo no mercúrio que foi o que eu peguei de mais diferente e me lembrei das aulas de ciências. entrei na internet em busca de salvação para a aliança, mas agora estou me sentindo muito culpada pela minha vida, a do meu irmão e principalmente da minha filha e das pessoas que virão a ter contato com esse metal. a sorte é que só faltava ela para ser atendida. Olha tô mal com essa história. se puder me ajudar agradecerei muito. a médica que examinou minha filha está grávida e apesar de eu e da minha filha termos lavado as mãos logo em seguida, temo pelo que possa ficar de sequelas. o que faço com a aliança. jogo fora? tem salvação? tem algum exame que dá para saber a quantidade de mercúrio no organismo? como fazer para eliminá-lo?
    Obrigada e nunca mais comprarei termômetros de mercúrio. até mais!

    • Nossa, como vc é dramática… Fosse assim, não existia mais garimpeiro de ouro no mundo, estariam todos mortos ja que entram em contato com mercurio todos os dias.

  5. Amigo,
    O mesmo que aconteceu com a Mariana, aconteceu comigo e minha aliança também desbotou, também tive contato com aquelas esferas…. e todas as dúvidas dela são as minhas.
    Me ajuda.

    Obrigado.

  6. Como temos recebido esporadicamente mensagens similares, creio ser necessário incluir comentários adicionais.

    Prezado Tacio e leitores, suas preocupações são merecidas e meu propósito em publicar essas informações surgiu após uma situação pessoal similar. É mais que óbvio que em geral as pessoas não levam a sério e acham divertido brincar com mercúrio líquido.

    Antes de mais nada, a consulta com um médico sempre é mandatória pois somente exames de laboratório fornecerão um diagnóstico preciso da contaminação. Na maioria dos casos, o contato é pequeno e a preocupação recai sobre os efeitos cumulativos do mercúrio no organismo.

    Sobre os danos em alianças e similares, não é necessário descartar esses objetos. Uma lavagem cuidadosa eliminará as partículas (apesar do dano ser permanente). No caso das roupas, porém, fica o que recomendamos no texto : apesar de longe de ser ideal (o mercúrio não dissolve em água, indo para a rede de esgotos e polui o meio ambiente), o descarte das roupas é recomendado (evitando inclusive a lavagem das mesmas com outras peças do seu armário).

    O mais importante é manter a consciência desse problema (que envolve lâmpadas, baterias, pilhas e outros) para preservar sua saúde.

  7. quebrei o termômetro na minha aliança, depois disso as gotas do mercúrio que caíram nela…fizeram com que o ouro todo ficasse da cor “prata” que o mercúrio, gostaria de saber se tem jeito de voltar a ser o que era antes…ou vou perder minha aliança…o que eu faço?

  8. Sim. Tem jeito. Você tem que levar o anel a um joalheiro e pedir que ele verifique a extensão do dano. Pode ser que seja apenas uma camada superficial de liga Au/Hg que tenha sido formada.
    Sinceramente não conheço como é a difusão do mercúrio pelo ouro mas, mesmo não sendo reversível, é possível que um polimento simples dê conta do recado.
    ——————————–
    O melhor método seria que o anel fosse submetido a temperaturas maiores que o ponto de ebulição do mercúrio e menores que o ponto de fusão do ouro. Um especialista poderá fazer isso. Não sei onde haveria tal especialista… Nada que você possa fazer, portanto.
    ——————-
    OK. Não achei. Procure a info com um joalheiro. Não tente fazer isso em casa para não respirar o vapor de Hg. O procedimento é simples: o aquecimento acima, remoção com ácido nítrico e polimento. Mas algo que um químico/joalheiro fariam (ou um físico meio chapado). Consulte seu joalheiro. E isole o anel contaminado de outras peças metálicas (ponha numa caixa de fósforo LACRADA em plástico, por exemplo).

    Espero que a info sirva para você.

  9. Gostaria de saber qual empresa poderá destinar este residuo (mercurio Liquido) desde que ela esta licenciada junto a CESTESB.

    Grato, e aguardo ajuda,
    Cassiano

  10. Caro Cassiano
    Que eu saiba, não existem nenhuma iniciativa de empresas governamentais (para variar) para recolha de lixo tóxico doméstico. De qualquer modo, que pode informar você melhor é a Cetesb (http://www.cetesb.sp.gov.br/). No site existem telefones e creio que deva ser uma péssima idéia mandar emails (estou esperando a resposta de um da prefeitura de são paulo até hoje).

    CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
    Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345
    Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
    CEP 05459-900
    Fone (11) 3133-3000
    Fax (11) 3133-3402

    Disque
    Meio Ambiente
    0800 11 3560
    As ligações são gratuitas
    com atendimento direto ao público das 8 as 17 horas. Após este horário somente casos de emergência.

    ————————
    Bem. Enviei um email para eles. Vamos ver quanto tempo levam para responder. Amanhã eu tb ligarei para eles.

    Abraços

  11. Senhores, meu filho quebrou um termômetro, e não disse nada a ninguém, tivemos contato com as particulas do mercurio por dias sem saber, inclusive ela pode ter entrado em contatato com roupas limpas e outros objetos pessoais do guarda roupa, ao ter ciência do fato ocorrido chegamos inclusivea ter contato com um pouco do citado produto quimico, na pele inclusive, o que devemos fazer, descartar todas as roupas? os objetos? e que exame fazer pra detectar os niveis de mercurio no organismo? por favor nos ajudem.

  12. Manuel
    Não sabemos onde você se encontra e, portanto, a disponibilidade de hospitais e/ou agências de proteção ambiental.

    O grande perigo do mercúrio é se for inalado ou ingerido. A permeação pela pele é muito pequena. Essa é uma info que não está no artigo.

    – O melhor que você pode fazer é limpar o local cuidadosamente.
    – Aspirador é uma idéia meio ruim mesmo pq ele faz o mercúrio ficar em suspensão.
    – Siga as instruções aí de cima e, em caso de emergência e de não conseguir nada, tente usar papel seco e de preferência bem poroso. Ao final junte os papeis com as roupas suspeitas de contaminação e as embale num plástico.
    – Uma possível substituição ao enxofre é o sabão de enxofre. Mas a velocidade da reação deve ser bem baixa. Creio que o enxofre deva ser vendido em casas de material de construção ou mesmo em farmácias ou até talvez em lojas de materiais veterinários.

    Procure uma agência que lide com proteção ambiental ou ligue para algum hospital perguntando mais informações de como são descartados detritos com metais pesados. Telefones aí no artigo.
    Já mandei um email para a CETESB e é inóquo. É preferível fazer as perguntas sempre por telefone.

    Espero tê-lo ajudado.

  13. amigo quebrou-se um termômetro na cama, juntei algumas esferas com uma colher e outras com a mão.Percebi que as esferas diminuíam na minha mão, isso significa que elas estavam sendo absorvidas?! troquei a roupa de cama, porém gostaria de saber se há algum problema de dormirmos na cama? coloquei a roupa de cama suja com outras roupas, o que devo fazer? aguardo resposta, desde já obrigado!

  14. Caro Leandro
    Esse assunto a respeito do mercúrio é mesmo complicado. As informações que se encontram na rede são razoavelmente difusas e algumas são contraditórias.
    Quando se fala em mercúrio, creio que exista uma distinção entre dois tipos de “mercúrio”: o mercúrio na forma metálica (como os dos termômetros) e o mercúrio ligado a outros elementos químicos (como o HgS, ou sulfeto de mercúrio, além do metilmercúrio que é bastante tóxico).

    Neste artigo foi tratado apenas do tipo METÁLICO. É importante ter isso em mente quando informações são procuradas porque os artigos na rede não fazem a distinção sobre as formas do mercúrio.

    O mercúrio na forma METÁLICA expande, o que é o princípio utilizado nos termômetros. Obviamente, em contato com uma fonte quente (sua mão), existe a probabilidade duma parte dele vaporizar. Ou seja, o fato dele ter estado em contato com sua mão pode ter feito que as esferas diminuíssem de tamanho por vaporização do Hg.

    —————— rip faltou a luz. Já termino a edição.
    Existem relatos de contaminações crônicas por profissionais que lidam com o mercúrio, como dentistas. Num artigo que encontrei, a maior causa era pela contaminação por partículas tanto de amálgama como pelo próprio mercúrio não reagido com a prata. Nesses casos, a maior causa era pela inalação do mercúrio (90 a 100% de eficiência de absorção pelo organismo) e pela pele (15% de eficiência). Mas note que isso é uma exposição crônica muito maior que a que você foi submetido mas, com certeza, você ficou exposto ao vapor de mercúrio. O organismo consegue lidar com pequenas quantidades mas é bom não abusar, entretanto.

    – Aqui na terra do faroeste caboclo, caso não obtenha resposta das autoridades e enquanto isso, um modo de se ver livre do mercúrio seria expor as roupas e colchões contaminados numa área isolada das pessoas e ao sol.

    – As roupas que foram postas em contato com as não contaminadas estão contaminadas. Isole-as.

    Finalmente, pessoal, não somos especialistas no assunto. É RECOMENDADO QUE VOCÊS PROCUREM AS AUTORIDADES AMBIENTAIS E SE INFORMEM.

    Abraços

    Artigos:
    http://www.ec.gc.ca/MERCURY/EH/EN/eh-hc.cfm

  15. Olá!..gostaria de tirar uma dúvida urgente.
    Estava converando com a minha cunhada sobre o perigo de qnd se estoura uma lâmpada e dos termômetros tbm.e ela disse que é altamente perigoso o mercúrio, e uma vez,deixei o termômetro cair no chão, quebou e eu muito inocente e curiosa,coloquei o dedo naquele negócio prata e diferente,era umas bolinhas que não dava pra romper.Isso já faz um tempinho,e agora…estou contaminada?…foi apenas uma vez,ou para estar contaminada é algo acumulativo para desenvolver algo mais sério,por favor…tire minha dúvida,estou muito preocupada,pois me preocupo mtu com minha saude e o meio ambiente.
    Obrigada!

  16. Aquele negócio prata diferente que é líquido é o mercúrio, Sílvia.
    O líquido não permeia muito a pele, mas em contato com ela evapora-se e a inalação faz com que haja a contaminação mais grave.
    Quanto ao fato de ser cumulativo, o corpo encarrega-se de ir se livrando do mercúrio, embora o processo seja lento.
    Leia as dicas neste artigo e nos comentários para, da próxima vez, contaminar-se menos e tambem não contaminar o ambiente.
    Em caso de dúvidas vá a um posto de saúde e tire melhor as suas dúvidas, relatando o que lhe aconteceu. Os melhores postos de saúde são os que estão ligados a universidades federais/estaduais, como é o caso do HU da USP e o Hospital São Paulo da UNIFESP. No seu estado haverá alguns desses também. É o que melhor tem a fazer.
    Abraços

  17. SOFRI UM ACIDENTE COM MERCÚRIO NA FORMA METÁLICA E ME EXPUS BASTANTE PARA DESINFETAR O LOCAL ATINGIDO, NO ANO SEGUINTE DESENVOLVI A DOENÇA DE CROHN.
    O QUE VOCÊS SABEM SOBRE ISSO?

  18. Prezado Ricardo,

    Antes de mais nada, sentimos pelo seu acidente.
    Sobre sua pergunta, aconselhamos a procura de um especialista em doenças gastrointestinais. Caso você prefira se informar mais sobre essa condição, ficam as sugestões :

    Endereço excelente :
    http://www.mayoclinic.com/health/crohns-disease/DS00104

    Site do Departamento de Saúde Americano
    http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/crohns/

    E o informativo (mas não necessariamente científico) :
    http://en.wikipedia.org/wiki/Crohn's_disease

  19. minha filha estava com o termometro na boca e mordeu a pontinha,corremos com ela para o hospital e no raio x acusou vestigios de mercurio no estomago e barriga, amedica me disse que o problema maior seria se tivesse no pulmão,pediu para ir para casa e vou ficar voltando la para fazer rx para acompanha a saida do mercuri,mas confesso que estou desesperada pois sei q á perigoso mas não sei o que realmente faz me ajude por favor me esclareça,qual é o risco que ela corre ela tem 3 aninhos,devo procurar outro medico um hospital especializado o que faço……minha filha corre risco de VIDA???????

    • Olá Fabíola.
      Antes de mais nada, sentimos pelo ocorrido.
      Você fez o mais correto e o médico é a pessoa mais adequada para avaliar o grau de contaminação. Ele deverá realizar os testes clínicos que permitirão orientá-la na procura de um especialista, caso isso seja necessário.

  20. Ola ,eu fui pegar o termometro e quebrei caindo gotas sobre meu polegar gostaria de saber o que devo fazer se é grave…

  21. Prezada Janete,

    Os comentarios acima parecem ser válidos para você também. Veja em particular o do Chapado, ok ?

  22. Opa, galre, queria que voces me tirassem uma duvida e me ajudacem numa situção inusitada..

    sexta fera, saí do curso pré vestibulae a noite com uns amigos, saimos bebemos e tals.. lá pras 11:30 da noite cheguei em casa e minha mãe estava duente com febre.. daí estava conferindo a temperatura dala no termometro quando deixei cair, saiu o mercurio e ficou mei espalhado em cima da mesa, lembrei logo do perigo da substancia, juntei as bolinhas com uma folha de cartulinha, peguei o papel higienico e fui correndo pra cuzinha jogar o mercurio, sentindo que o mercurio escorregava do papel e estava perto da minha mãe, joguei o mercuiro na privada.

    na hora em que o mecurio caiu na agua, lembrei logo que se tratava de um metal, pois ele caiu com impacto na agua e fikou lá no fundo, minha mãe folou pra dar descarga, e dei, mas 30 min depois percebi ke ele ainda estava lá..

    tem alguma dica de reação quimica que posso usar pra me ajudar a tira-lo de lá?

    alias, o gato da minha mãe vive bebendo agua dakela privada com o mercurio lá, sabem se faz alguma mal??

    obrigado!!

    • Obrigado pela visita, Campbell.
      Bem, começando pelo final, o mercúrio líquido não vai embora pois é muito mais pesado que a água. Daí creio ser improvável que seu gato venha a ter problemas sérios num curto intervalo de tempo. Quanto à limpeza do vaso sanitário, você pode retirar o mercúrio com um canudo (não use a boca : tape uma das extremidades com o dedo, mantenha a orientação vertical e aproxime a outra ponta nas esferas de mercúrio. Rapidamente retire o dedo e coloque-o de novo no canudo. Se tudo der certo, algumas esferas serão sugadas para dentro do mesmo). Tosco, mas simples.

  23. Obrigado pelas informações. Passei pela experiência de ter quebrado o termômetro, e as suas instruções foram muito úteis.

  24. Gostaria de saber qual quantidade de mercúrio existente no termometro e, quais os riscos em acidentes com ferimento cortante com contato na corrente sanguinea. Quais as consequências, riscos e seqüelas. Preciso destas informações para sustentação em processo de acidente de trabalho. Renato Corrêa, Uruguaiana, RS.

  25. Boa noite,
    estava medindo minha temperatura quando sem querer, deixei o termoetro cair ao chão; ele quebrou em tres partes, e suas bolinhas metalicas se espalharam sobre o piso; nervosa as varri com uma vassoura e as joguei no lixo. O que faço agora com o local onde elas cairam? corro algum risco ? peço urgentemente uma resposta. Juliana Cardoso, Salvador, BA.

  26. Qual o risco de ficar com bolinhas de mercurio no vaso sanitário?

  27. Olá, adorei as informações. Gostaria de saber com exatida, o mercúrio é infectante, mas quais as conseqüencias para o ser humano? Quais os sintomas de alguém que tenha sido infectado?
    Agradeço-lhe de antemão.

    • Olá Carla. Até onde vi, existem diversos efeitos indesejáveis no corpo humano causados por esse tipo de contaminação. Dependendo do nível de intoxicação lista de problemas é enorme, passando por falência de órgãos, problemas de visão, ocorrências de alguns tipos de câncer, etc.. É por isso que recomendamos a procura de orientação médica em caso de acidente sério.

  28. Olá. Hoje quebrei um termômetro. Juntei as gotas com uma cartolina, fiz tudo certinho mas a gota acabou caindo dentro do tanque da área de serviço.
    Gostaria de saber o que posso fazer. Se a gota ficar dentro da tubulação ou do ralo, pode haver algum risco ?

    • Olá Marcelo.
      Essa parece ser uma dúvida recorrente dos visitantes deste post.
      O principal problema no descarte de mercúrio líquido no sistema de esgoto será seu efeito posterior no tratamento de água ou, caso isso não exista, na própria natureza. Apesar do mercúrio líquido ser mais denso que a água, é improvável que o montante descartado permaneça na tubulação residencial. No caso da caixa de gordura, sim, ele poderá permanecer ali dependendo do fluxo de água corrente, entre outros fatores. Perceba, porém, que o grau de exposição será pequeno, já que estamos considerando quantidades baixas de mercúrio.

      • Muito obrigado pela informação.

        Hoje de manhã acordei e fui comprar um conta gotas, luvas e um recipiente. Abri o ralo e retirei adequadamente as gotinhas de mercurio que estavam no fundo do mesmo, com o conta gotas. Estão armazenadas num recipiente fechado.

        Segunda feira tentarei ligar para orgãos responsáveis para eles darem um destino adequado.

  29. Boa Noite
    Tenho uma dúvida, minha filha de 2 anos quebrou um termometro e percebi qdo ouvi o barulho e fui vê tinha pedacinhos de vidros juntamente com o mercurio espalahdo no piso de ceramica, varri com a vassoura e joguei no lixo, depois passei um pano úmido. Gostaria de saber se o que fiz foi correto ou não? e se tem algo pra fazer ainda? e qual risco minha filha corre, pois ela estava descalsa.

    • Olá Iramilta,

      Obrigado pela visita.
      Sua pergunta é a mesma de outras pessoas e já foi respondida nos comentários.
      Seu procedimento não foi o mais adequado para limpeza da área afetada mas pela quantidade
      de mercúrio líquido envolvido, a contaminação não deve causar problemas imediatos para sua família.
      Lembre-se sempre que somente um médico poderá fazer um julgamento adequado em caso de contaminação.

      Jen

  30. Pessoal, quebrou um termometro de mercúrio aqui em casa, e fiz o procedimento de limpeza direitinho. Mas, na hora de descartar, liguei para para o DISK INTOXICAÇÂO e me informaram que deveria colocar tudo num saco e desprezar no lixo comum. Em seguida liguei para o DISK SAÙDE, nesse informaram que não era com eles, e me deram o telefone da Vigilancia do meu minicípio, mas ninguem atende.

    • Olá Aline,

      Obrigado pela informação.
      É uma pena saber que o DISK INTOXICAÇÃO não tem procedimento para o descarte do material. Pelo que entendo, a responsabilidade deste serviço federal refere-se somente à informação sobre intoxicações comuns. É lamentável que a resposta que você escutou seja tão irresponsável, já que o meio ambiente não é a solução para o problema. Espero que o serviço de vigilância sanitária atue com maior seriedade. Agradeço se você relatar sua experiência posterior para auxiliar outras pessoas na mesma situação.

    • Prezado
      Você citou “O mercúrio na forma METÁLICA expande, o que é o princípio utilizado nos termômetros. Obviamente, em contato com uma fonte quente (sua mão), existe a probabilidade duma parte dele vaporizar. Ou seja, o fato dele ter estado em contato com sua mão pode ter feito que as esferas diminuíssem de tamanho por vaporização do Hg.”.
      Minha angústia é … minha irmã é especial e “mastigou” a ponta de um termômetro. Conseguimos retirar parte do vidro e percebemos que o filete do mercúcio estava intacto, embora uma parte estivesse solta na cama (nas bolinhas). A probabilidade dela ter ingerido um pouquinho do mercúrio não está descartada. Porém, provocamos vômito, retirei o que ela tinha de vidro no interior da boca, dei leite, miolo de pão e um mingau bem “grosso”. Nenhuma reação mais, fora o grande susto. Qual a sua opinião? Agradeço seus esclarecimentos.

  31. UAU caraca curti muito esse post, parabens velhou!!!

  32. Ola, quebrei um termometro a uns 3 meses, minha mae limpou com uma vassoura e depois passou um pano q foi jogado fora, na hora em q qubrei tampei o nariz, o q acho q foi bom, no outro dia peguei mais uma vez um pano e passei, e depois passei aspirador de po, e agora estou com medo pis eu passei aspirador de po, e nao quro mais usar ele pq estou com medo… e as roupas ou seja uma meia tbm naum joguei fora sera q eu e minha familia estamos contaminadas?
    Uma quantidade desse metal hj e encontrado em alguns remedios como: mertiolate e remedios contra hemorroidas.. e ainda naum tivemos nenhum sintoma depois de meses. espero q naum tenha dado nd..
    Tenho uma amiga e ela disse q quebrou muitas vezes fluorescentes…
    E se entendi bem o mercurio contido nas fluorescentes e pior q a q tem nos termometros..

    E pensem so quantas pessoas q naum catam lixo no lixao… devem entrar em contato com isso todo dia pois muitas pessoas jogom os residuos de mercurio em lixo normal q vai para o lixao…

  33. Minha mãe sofreu um acidente com uym termometro ha uns quatro anos, ela estava a tres noites sem dormir com meu irmão cçula doente, no meio da noite ele deu febre, ela mediu a temperatura dele e depois colocou o termometro entre a perna e a coxa dobrada, acabou cochilando e amanheceu com o termometro enfiado na perna, o mercurio vazou para dentro da perna, levou muitas semanas para cicatrizar e hoje a perna dela esta atrofiando, o medico acha que pode ser algo nos ossos do joelho, mas ela nunca chegou a comentar com ele esse acidente. Será que pode haver relaçao, ela esta com varios problemas de saude. Se algum poder me dizer a especialidade que ela poderia procurar para invesigar essa relaçãoi seria muito bom.

  34. Olá, estou muito preocupada, hoje estava limpando o quarto do meu filo de dois anos quando caiu e quebrou um termometro desse de medir a temperatura do ambiente, ele estava comigo no quarto, senti um cheiro forte, e acabamos inalando aquele cheiro, como estava limpando o quarto, acabei passando aspirador em uma parte quando resolvi olhar na internet a melhor maneira de limpar o mercurio.
    Estou muito preocupada!
    Gostaria q me desse uma ajuda.
    Obrigada!

  35. Obs: O mércurio era aquele do liquido vermelho.

  36. Olá, eu gostaria de saber se a quantidade contida no termômetro é suficiente para levar a alguma intoxicação.
    Pois, quando eu tinha uns 4 anos, estava brincando com o termômetro e ele quebro a ponta e eu verti o termômetro e injeri todo o conteudo dele. Minha mãe sabendo que era perigoso correu imediatamente para o hospital. Mas a informação que recebeu foi de que eu apenas precisaria ingerir bastante água e poderia voltar para casa. Nenhum outro procedimento foi tomado. Mas tarde, quando tive minhas aulas de química no colégio, descobri que o mercúrio não é solúvel em água, portanto de nada adiantou o procedimeto. Hoje sei que é tarde de mais para remediar um tratamento, pois já tenho 21 anos, e o mercúrio já está em meu sangue faz tempo. Descobri que meu organismo demorará 50 anos para então se ver livre do mercúrio.
    Acha que devo fazer algum exame de sangue para saber a quantidade de mercúrio presente?
    Minha família tem uma grande predisposição a câncer…meu risco de desenvolver algum tipo de câncer se agravou com a ingestão do mercúrio?
    Eu corro risco de gerar um filho com mal formação devido a esse incidente na infância?

    Espero que possa me ajudar a esclarecer esses dúvidas..
    Obrigada!

    • Olá Camila.

      Minha sugestão é de você procurar seu médico familiar e solicitar que ele indique um especialista que possa solicitar um exame mais minucioso. Somente isso poderá responder sua pergunta com exatidão, apesar de estar claro que você não teve efeitos mais nocivos após o acidente, já que foi um evento isolado.

      Obrigado pela visita.

  37. Ola..gostaria de saber se há perigo de inalação de partículas de mercurio neste caso, sei que por ingestão não há grande perigo..quando criança coloquei um termômetro com a ponta sobre chama, e ele explodiu por causa do aumento exagerado de temperatura( influencia dos desenhos a animados :/)..pois eh, e depois ainda brinquei com as gotas, também não sei como foi feita a limpeza..também gostaria de saber a diferença de intoxicação aguda e crônica, pois li vários artigos sobre e nenhum está explicitamente claro..No meu caso, a contaminação poderia ter acarretado em alguns prejuísos para saúde? Isso faz uns 6 anos, hoje estou com 18..ficaria muito agradecido se respondesse essas dúvidas.

  38. acabei de quebrar um termometro, o site me ajudou muito, deu um baita trabalho, mas o procedimento da fita nao ajudou…

  39. Quebrou um termômetro aqui em casa, mas por sorte foi só a parte externa. Justamente o tubo fininho interno por onde corre o mercúrio ficou intacto.
    Liguei para o númermo indicado como ANVISA do post, e fui direcionado a um centro emergencial de intoxicação mais próximo de casa.
    Questionei sobre como jogar fora da forma correta, e me deram uma ótima dica (já que não está vazando mercúrio): deixar o termômetro, protegido (está no tubo plástico de proteção), em uma daquelas caixas de coleta de bateriais velhas e de celular (Banco Real ABN, HP, Nokia, etc).
    Segundo eles, os centros que fazem este tipo de reciclagem são especializados em separar e reciclar metais tóxicos.

  40. um termometro que eu ultilizava quebrou e eu n sabia do perigo antes d ler.ai recolhi os cacos do termometro e tinha la o mercurio oque ocoreu q ele grudou d uma forma na minh aliansa q ja tentei d tudo e ela ficou trata devido ao mercúrio e eu gostaria de saber cm rezouver tirar este mercúrio dela???

  41. Olá. Gostaria de saber quais os sintomas causados pela inalação do mercúrio. Acabei de quebrar um termômetro e fiz os procedimentos de limpeza, mas demorei quase 1h limpando, agachada sobre o piso e agora sinto minha garganta ardendo. Obrigada.

  42. tenho 300 ml de mercurio liquido quero me desfazer dele onde posso levar esse mercurio pois nao tenho idea ce poder me ajudaar o meu email e ***** obrigado

    • Prezado Diego,

      A solução mais simples é seguir a dica do leitor marcoamf : “deixar o termômetro, protegido (está no tubo plástico de proteção), em uma daquelas caixas de coleta de bateriais velhas e de celular (Banco Real ABN, HP, Nokia, etc). Os centros que fazem este tipo de reciclagem são especializados em separar e reciclar metais tóxicos.”
      Grato pela visita, Jen.

  43. Ola eu estava segurando um termometro e ele se quebrou na minha mao quando fui lavar notei que havia um liquido na minha aliaça eu esfreguei e ela foi ficandu bem limpinha,brilhosa e escoregadia.
    Oque eu faço??? tem algum perigo nisso ???

  44. meu filho quebrou o termometro e tava com ele na boca o que faser ?MAS AJUNTEI TODAS AS GOTINHAS DE MERCURIO MAS AGORA TO PREOCUPADA TA SAINDO UMAS MANCHAS VERMELHAS NO ROSTO BEM PEQUENAS.

    • Prezadas Liliane e Eliane,

      Antes de mais nada, obrigado pela visita ao blog apesar do motivo preocupante que as conduziram até nós.
      Entendam que a contaminação perigosa de mercúrio ocorre à exposição repetida (ou contínua)
      ao material. No caso de um evento isolado, que parece ter sido seu caso, o conselho
      é procurar um médico para que ele faça uma avaliação mais precisa.

      Jen

  45. Oi… tudo bem???
    Meu filho e meu sobrinho colocaram um termometro no fogo e ele estourou. Não me falaram nada na hora. Não sei se inalaram mas colocaram a mão. Quando descobri chamei os dois que me mostraram onde estava o residuo. No armário da cozinha. Acontece que meu filho está com um dente bambo e com certeza levou a mão suja de mercurio na boca, pois balança o dente mole a todo momento. Recolhi corretamente o residuo mas e meu filho com a mão suja na boca… o que faço? Me ajuda pelo amor de Deus… Devo leva-lo ao médico?

    • Antes de mais nada, ligue para o número que aparece nesse forum, eles podem te orientar melhor para este tipo de acidente e talvez indicar um médico especializado.
      Mas que você tem que levar no médico, não há dúvidas. Eu não hesitaria um segundo!

  46. Olá! Gostaria muito de saber onde posso fazer um exame que meça os níveis de concentração de metais no organismo aqui em Salvador – BA. Disseram-me que tenho uma quantidade muito grande de obturações com amálgama na boca e que por isso deveria fazer a medição e descartar ou não a cotaminação por mercúrio. Essas obturações podem transferir o metal contaminando o organismo? Também gostaria de medir para ver os níveis dos outros metais, que imagino que sejam também tóxicos. Muito obrigado. Henrique.

  47. Muito bóm!
    Esse tipo de informação é muito IMPORTANTE… Embora exista pessoas que iguinoram, esse tipo de informação.

  48. Oi Ricardo,
    Gostaria de saber qual o nome do exame de sangue e de urina específico necessário para saber o nível de mercúrio no sangue e na urina e também, qual o médico especializado deve ser procurado

  49. Olá!

    Gostaria de saber como ter certeza que o mercúrio do termômetro vazou, pois hoje ele caiu da minha mão. Quando eu peguei minha mão ficou parecendo molhada, mas olhando nele perecia que o mercúrio estava lá. Eu tentei movimentá-lo mas não saiu mais dos 40 graus e parecia quebrado apesar de não ter saído nenhum pedaço. Corro algum risco?

  50. quebrei o termometro, como meu piso é difícil de ver,não encontrei o mercurio. Tenho uma cachorrinha de 7 meses, ela corre perigo? o que devo fazer.

  51. Oi,coloquei o jaleco do hospital para lavar na maquina e não vi que o termômetro estava no bolso, ele quebrou dentro da maquina de lavar. Realizei uma nova lavagem sem roupa para limpar bem a maquina, mas estou com medo de colocar outras roupas e contamina-las,o que eu faço? LIGUEI PARA O DISK INTOXICAÇÃO ELES FALARAM QUE NÃO A NADA MAIS PARA FAZER,mas estou preocupada pois sei o mal que o mercúrio faz!

  52. Quebrei o termômetro na pia da cozinha.
    Corro algum risco?
    Havia louça nela, lavo só com água e sabão mesmo ou com alguma outra coisa?
    O mercúrio caiu no ralo, tem algum problema ?

  53. A mais ou menos 1 ano quebrei um sensor por mercúrio e quando peguei com a mão o mercúrio grudou rapidamente em minha aliança de ouro, tentei limpar com uma esponja mas ainda ficou grudada uma pequena quantidade e continuei a usar com um tempo sumiu. não sabia que era tao perigoso.

  54. Porque é mais perigoso comer peixe contaminado por mercúrio do que beber a água na qual eles se contaminam?

  55. Foi muito bom saber disso porque quebrei um termometro e fiquei com o mercurio achei tam bom ficar bricando com ele peguei e fiqui sigurando e a minha mao cmeçou a esquentar mesmo assim eu estava achando bom foi quando eu falei para minha professora e ele me disse o perigo mandou eu perquisar e apresentar na sala de aula o perigo do mercurio e agora o que eu aprendir vou passa para outras pessoas.
    by:Andressa Mendes.

  56. Parabéns pelas informações.
    Hoje meu filhote quebrou um termômetro. E achei esse post com informações que muito úteis.
    Mas liguei para o número sugerido. DISQUE INTOXICAÇÃO 0800 722 6001 E fiquei embasbacado com a orientação que recebi…
    A pessoa, que disse falar de Campinas, depois de perguntar se eu tinha colocado o mercúrio num saco plástico, recomendou-me colocar o saco no lixo mesmo. Quando, indignado, argumentei que isso impactaria o meio ambiente, ele me disse que em Campinas não tinha serviço especializado de coleta e que uma vez no saco plástico, o mercúrio não causaria problemas…
    Estou em Natal e ainda não descobri como descartar…. Essa opção de colocar nos coletores de pilhas funciona mesmo?

  57. Quais os riscos que eu corro em deixar os pedaços minusculos do mercurio do termometro no chão?

  58. eu hoje sem qerer parti um temometro e o mercurio foi para a minha mao e dizem qe isso e perigoso o q e q isso faz

  59. Boa tarde!
    Hoje quebrei um têrmometro na mesa do meu trabalho.
    Desinfetei tudo com alcool mas na limpeza tive contato com uma pequena esfera de Mercúrio estou super preocupada,pois fico maior parte do dia nela, Gostaria de saber o que fiz foi correto?
    Eu corro muitos riscos?
    A quantidade existente num têrmometro pode fazer muito mal se inalado?

  60. Boa Noite!

    Quebrei um termometro e utilizei o aspirador de pó para recolher o mercurio, só depois fiquei sabendo que não poderia ter feito isso.
    E agora como faço para descontaminar o aspirador?
    Mesmo o aspirador tendo filtro “hepa” o mercurio pode ser dispersado no ar?
    Essa dispersão contaminou todo o ambiente onde aspirei?
    O que faço com as roupas, objetos e com o aspirador que estavam nesse ambiente?

  61. olá! Adquirí um termômeto em idade escolar para fazer exercícios de ciências…acontece q este termômetro é do tipo que é colocado em frigorífico e tem uma quantidade boa de mercúrio. Quero desfazer dele. Onde entregar?

    • Oi , voce pode ligar para esses numeros e informar do termometro e eles irão na sua cara buscar : DISQUE SAÚDE 0800 61 1997 ou ANVISA DISQUE INTOXICAÇÃO 0800 722 6001
      Não descarte-o em lixo comum ou va a um hospital eentrege a eles eles colocarão com o lixo toxico
      ok?
      espero ter ajudadoo

  62. Olá, estava com o termometro na boca, e quebro em minha boca, mas eu rapidamente cuspi e lavei a boca ! tenho algum perigo de ter doença?

  63. Olá sem querer quebrei um termometro e na hora de limpar acabei tocando no mercurio,até minha aliança ficou branca, preciso saber dos riscos causados pelo contato com o mercurio atraves da pele?

  64. olá, acabei de quebrar um termômetro e o conteúdo de mercúrio dele se espalhou por toda cozinha , não sei se recolhi todas as gotas, e eu me deitei no chao e acho que inalei um pouco do mercurio, assim como minha irma e o meu amigo também deitaram.Oque fazer?

  65. Ola…quebrei um termometro e gostaria de saber se não ter ventilado o local pode ter algum risco. Fiz todos os outros procedimentos mencionados aqui, menos o de ventilar…

  66. Olá.
    Também quebrei um termômetro em casa, hoje pela manhã, na cozinha.
    Pesquisamos na internet o que fazer e infelizmente o seu não foi o artigo que lemos.
    Realizamos os procedimentos de outro artigo, fechando bem todo ambiente, colocando luvas e máscara, aspirei a maior parte do mercúrio com uma seringa plástica sem agulha e juntei os pedaços de vidro e mais algumas bolinhas de mercúrio com papel toalha.
    Depois limpei o chão com água sanitária misturada com água, e panos.
    Descartei tudo isso dentro de um saco de lixo grosso, que envolvi com mais 3 sacos de lixo e vamos levar na coleta de lixo tóxico que há em Curitiba,
    Depois abri bem o ambiente e deixei ventilar, até agora.
    Liguei no Disque Intoxicação e perguntei sobre o risco das gotículas que podem ter permanecido no ambiente e nas roupas, que joguei no cesto de roupas sujas, junto com outras roupas, e me informaram que não há risco de intoxicação destas formas, já que a quantidade é mínima e a exposição única.
    De acordo com toda a pesquisa que você desenvolveu depois do seu interesse por este tipo de intoxicação, você consideraria essa informação que me foi passada como correta?
    Agradeço muito por esse post, que é muito útil. Só gostaria de tê-lo encontrado antes do outro, que segui,

  67. Oi pessoal, parabens pelo blog…muito util, mas preciso de uma informaçao…em um gesto inpensado, masi do que irracional,faziamos o preenchimento de um terreno e resolvemos nos livrar de 4 lampadas fluorescentes, quebrando as ali mesmo e aterrando, o lugar é proximo a canteiros e um poço artesiano, podemos ter complicaçoes, desde ja agradeço a ajuda para resolver este problema que por min jamais acontecerá novamente .abraço.

  68. ola,quebrei um termometro no chão do meu quarto,e durante a limpeza acho que houve contato do mercurio com a palma da minha mão, pois algumas horas depois o local (na palma da minha mão) começou a queimar e apareceu uma mancha tbm. Gostaria de saber o que devo fazer! obrigada!

  69. Semana passada minha filha quebrou o termometro na boca dela,imediatamente levei ela para o banheiroe fiz ela bochechar e cupis a aguá várias vezes,depois escovei os dentes dela e dei um copo de leite pra ela tomar…quando fui vera pia tinha algumas bolinhas pratas(mercúrio),infelizmente não sabia dos procedimentos e lavei a pia nomrmalmente,quando fui ver tinham bolinhas no sofá tb,passei mão e eles sumiram,liguei para o bombeiro e fui para o hospital,a médica que a examinou disse que como encontrei muito mércurio na pia e no sofá,minha filha não teve grande contato com o mercúrio,como passei a mão ele pra tira-lo do sofá eu tb tive,o que devemos fazer que tipo de especialista posso procurar,será que tem mercúrio aqui em casa,o chão é taco,como faço para saber ? estou ansiosa pela resposta ,aguardo obrigada.

  70. bom, eu coloquei um termometro que estava quebrado na boca, tem algum perigo de eu ter me contaminado ? desde já obrigada!

  71. Bom dia, essa semana quebrei um termometro na minha mesa no trabalho. Na hora vi que tinha um pó sobre o monitor e passei uma flanela com álcool em gel, depois vir algumas esferas espalhadas em cima do telefone, teclado e até na caixa de medicamentos, tentei limpar tudo com a flanela mas algumas esferas grudaram. Depois vi que a minha aliança manchou e o que mais me preocupa é que eu estou grávida de 16 semanas. Esto muito preocupada com os danos que podem ocorrer com o meu bebê. O que faço???

  72. olá
    há mais ou menos 1 mês o meu termômetro quebrou,não sei como,porque estava medindo a temperatura da minha irmã,e dpois de ter verificado ,pus o termômetro em cima da cômoda,minutos depois,voltei ao local e percebi q estava quebrado,so q não tinha vazado mercúrio,tinha quebrado apenas a região do bulbo.depois do acontecido o coloquei no seu recipiente próprio e o coloquei no quintal da minha casa com a ponta quebrada para cima.agora percebi que o merc´rio não este mais la e o pior a ponta do recipiente está furada,agora eu não sei se o mercúrio vazou e penetrou na terra…estou muito preocupada pq o mercúrio é mto tóxico e tenho medo dele ter penetrado o lençol freático e ter contaminado a água q eu e minha família consumimos.as vezes posso estar prejudicando a minha saúde e a saúde da minha família.o que eu faço,me ajuda por favor!e obrigada..

  73. Fui medir a temperatura da água que estava numa panela e o termômetro de mercúrio estourou lá dentro da água pelando.
    Liguei imediatamente para a ANVISA seguindo a recomendação deste site, fui super bem atendida, mas como o meu caso era de quebrar o termômetro de mercúrio dentro d’água, me encaminharam para a CETESB. Fui extremamente bem atendida lá também, mas para minha surpresa, disseram que posso separar o mercúrio da água, mas infelizmente não há nenhum jeito de depois descartar esta água contaminada num local seguro. Estou aqui pensando em algum jeito e, se alguém tiver alguma idéia, vou agradecer!

  74. Oi, quebrei o termometro e ao juntar as esferas de mercurio, minha aliança ficou prata. Lavei com creme dental mas não adiantou, então fervi a aliança. O que faço om a panela? Estava na sala enquanto a agua fervia, será que corri riscos? Posso usar a aliança assim?

  75. Ola bom dia. minha irmão de 09 anos quebrou o termometro e quando fui ver ela estava bricando com as bolinhas do mercurio no chão, inclusive com as mão. Isso a 2 anos atras. Minha irmã corre algun risco? Pode ter alguma complicação?

  76. olá eu fiz um trabalho manual que emvolvia lampadas(fiz um vazinho)para fazer esse vazinho tive de retirar tudo que tinha no interior da lampada normal, e eu tenho a mania de cheirar as coisas e cheirei uma barra de vidro que tinha dentro da lampada, e eu estou muito preocupado se me acontece alguma coisa, por favor ajudem-me…

  77. Estourou uma lâmpada fluorescente (Pequena branca) em meu quarto, porém ela não espatifou, apenas soltou a parte que da rosca que prende, a soltou um líquido, o cheiro foi insuportável, peguei a lâmpada com cuidado e joguei no lixo. O cheiro não parou por mais de 01 uma, tive que ir para a casa de minha sogra, será que houve contaminação?

  78. Estou super preocupada. Sábado passado quebrei um termometro de mercurio, sei que é perigoso, mas achava que era líquido. Sem informações limpei de uma forma errada, recolhi o vidrinho, coloquei em um saco de lixo e passei um pano com veja, descartei o pano. Mas só fiz isso e não vi bolinha prateada nenhuma. Isso aconteceu na sala onde meu filho de 6 anos passa a maior parte do tempo e não é muito ventilada. Será que o marcurio saiu com o pano ou ficou no lugar evaporando? Devo ir ao médico? Existe exame para saber o nivel de contaminação? Nunca mais terei um termometro de mercurio em casa.

  79. eu estava deitada medindo minha temperatura.. qnd fui sacudi o termometro o quebrei ao bater no meu notebook que estava no meu colo.. quebrou só a pontinha, acho que o mercúrio nao saiu… algo bateu no meu olho, mas nao entrou, pois nao sinto nada.. lavei com agua abundante mesmo assim.. estou preocupada, e agora?

  80. Eu estava tentando abaixar a temperatura do termômetro no carro mas de repente ele caio da minha mão e o mercúrio ficou em 1000 pedaços limpei tudo e descartei em lixo toxico mas quero saber oq fazer caso tenha ingerido sem notar,por exemplo:uma bolinha pode ter voado em meu nariz ou em minha boca e eu tenha ingerido .Quais os sintomas e quanto tempo eles demoram para aparecer.URGENTE

  81. pessoal tenho 13 anos, encontrei um termometro quebrado em baixo da cama, minha cacho provavelmente quebrou, minha mãe tá dormindo no quarto, eu coloquei a mão no temômetro mais lavei com agua, tem risco minha mãe ficar dormindo lá? vou lavar a mão de novo…

    obrigado

  82. estou muito desesperada quebrei o termometro em cima do fogão e liguei para toda a familia para saber oq fazer mais ninguem sabia então demorei para ajuntar o mercurio e nao consegui limpar muito bem e nao usei luvas.Como quebrrei em cima do fogão queria saber se á risco da minha familia se contaminar?

  83. Daniel eu e meu pai quebremos 1 termometro em cima do computador eu dei com o termometro contra o teclado sem querer … sim a gente nunca sabe aonde as outras gotinhas voaram mais se foi na minha mão eu lavei elas muito bem passei alcool
    nós limpemos sabendo que era perigoso mais ainda não consultemos a internet nós limpemos as gotinhas de mercurio cor de chumbo com papel toalha umido limpemos o chão com uma toalha com agua sanitaria pasemos mais um pano umido no meio do computador limpemos com alumiemos com a lanterna e catemos as gotas que ainda tinhão no meio da teclas do teclado do computados peguemos todas as coisas que limpemos o mercurio coloquemos em um saco de lixao amaremos e eliminemos ele mais agora assim não da pra ver nada no computador nós tambem abrimos a janela
    mis nos já dormimos umas 5 noites no quarto que o termometro quebrou 2 noites durante a limpesa e tres depois esiste chance da eu e meu pai termos problemas de saude ???

  84. FUI COLOCAR UMA LAMPADA FLUORESCENTE NO MEU QUARTO,,E ACHO QUE FORCEI UM POUCO, E FEZ UM BARULHO NO BOCAL,,,E SOLTOU UMA FUMAÇA……BRANCA…SEM CHEIRO,,,COMO MINHA CAMA É BEM ALTA,ISSO OCORREU MUITO PROXIMO AO MEU ROSTO,,?? DESENROSQUEI A TAL LAMPADA, COM DIFICULDADE,, PERCEBI QUE NAO HAVIA QUEBRADO A PARTE DE VIDRO, A LAMPADA É DE FORMA CIRCULAR…DEVO FICAR PREOCUPADA??

  85. [...] Espero que nunca te aconteça, mas se acontecer… clique aqui >> [...]

  86. me ajudem uma prima minha comeu uma partesinha do bulbo aquela pontinha do termometro me ajudem por favor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: