450 anos de devoção à Nossa Senhora da Penha

Este ano comemora-se 450 anos da construção do Convento da Penha, em Vila Velha – ES, principal monumento religioso do ES . Em 1558, Frei Pedro Palácios chegou no Espírito Santo trazendo um painel de Nossa Senhora das Alegrias. Esse painel sumiu e acabou aparecendo no alto de um morro por três vezes. Então foi construído um santuário no morro em homenagem à santa (segundo santuário mariano mais antigo do Brasil) , e ela passou a ser chamada de Nossa Senhora da Penha, em função do morro.

O dia de Nossa Senhora da Penha é comemorado sempre numa segunda-feira, no oitavo dia após a Páscoa. São nove dias de festa, e a festa da Penha já é a terceira maior festa em homenagem à Maria, mãe de Jesus, no Brasil (atrás apenas da Padroeira do Brasil em Aparecida – SP e do Círio de Nazaré, em Belém – PA).

 

Neste domingo, houve a romaria das mulheres, que terminou na Prainha, uma praça onde teve um palco especialmente contruído para uma missa a céu aberto (a romaria dos homens – foto abaixo – foi ontem). A missa foi às 15:00 e contou com a presença de vários fiéis e autoridades religiosas, entre elas, o Bispo do Brasil, que celebrou a missa.

Sexta-feira teve show com a dupla Zezé de Camargo e Luciano e amanhã, dia do encerramento da festa, haverá show com o Padre Zezinho.

A subida até o convento, apesar de meio longa e cansativa, é um belo encontro com a natureza. Você passa por entre as árvores e pode ver macaquinhos

nos galhos das árvores. Ao se atingir o alto do morro vem a recompensa: uma visão extremanente linda! (Mas se você quiser também pode pagar R$1,50 e subir de van)

 

Há um outro caminho que parece ser mais curto (457 metros), mas é muito mais perigoso devido à grande inclinação e às pedras escorregadias, e que não permite a subida de carros. Esse caminho é chamado de “Ladeira da Penitência” ou “Ladeira das Sete voltas” ou ainda “Ladeira das Sete Alegrias de Nossa Senhora” (foto à direita) . Hoje desci pela primeira vez ela e confesso que odiei , já que derrapei e quase caí algumas vezes. (Nem sempre o atalho é o melhor caminho né mesmo?)

 

No santuário também há a “Sala dos Milagres” (foto à direita), onde você pode escrever seu pedido e depositar numa urna e também ver várias molduras com fotos de pessoas agradecendo por alguma graça alcançada. Também há um museu, que ainda não tive oportunidade de conhecer (hoje estava fechado).

 

 

Dentro do Santuário (foto à esquerda) é muito lindo, e há uns quadros expostos também, como o do milagre da seca e a Chegada de Frei Pedro Palácios.

Se você ficou com um gostinho de quero mais, não deixe de visitar Vila Velha no ES e visitar o convento.

Se quiser saber um pouco mais sobre a festa e o convento da Penha, acesse:

Franciscanos.org (Convento)

Vila Capixaba .com (Festa da Penha)

Arquidiocese de Vitória do ES  (Festa da Panha 2008)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: