Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras?

axillaPara aproveitar a onda do Luiz, me lembrei que saiu uma matéria na Super Interessante deste mês, na seção Superresposta e  resolvi compartilhar com nossos leitores> Porque algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras?

O principal atrator de mosquitos é o suor. Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detectação de substâncias químicas, como o ácido láctico – não por coincidência, presente em nosso suor.

Para nosso azar, outra coisa que alerta os radares desses malditos insetos sanguinários é o dióxido de carbono (CO2), simplesmente o gás que a gente joga no ambiente toda vez que respiramos.

Cuidado com noites quentes: como o calor deixa os mosquitos sedentos, elas costumam ser mais “picantes”. Quem buscar um refresco perto da janela poderá trocar seis por meia dúzia, já que a brisa vai levar os sinais do seu ácido láctico e o seu CO2 pelo ar até o pernilongo. A maioria dos repelentes se vale justamente desse fato: modificam nosso odor, confundindo os sentidos dos insetos.

Fonte: revista SuperInteressante – Edição 261 – jan/2009

About these ads

7 Respostas

  1. É por isso que eu tomo umas pílulas de complexo B antes de ir para o litoral paulistano :)
    Apesar de pessoalmente não sentir diferença alguma, dizem que a mosquitada não gosta do odor.

  2. Eu proponho que as pessoas parem de respirar ou que tentem respirar menos. Assim diminuímos o efeito estufa e/ou controlamos a superpopulação.
    Não soltar puns ajuda também. Queimá-los nem pensar: ainda existem bactérias que utilizam o metano. :)

  3. ixi bichin ta orivi……….pelo meno é minha opiniao…ahahah

  4. Acho que não só essas as causas da atração do mosquito. Nas últimas semanas tem chovido muito e apareceram uns mosquitos em casa. Estou com bolinhas vermelhas nos braços, mãos e pernas. Limpei toda a casa(está toda cheirosa), o quintal está limpo, não tem poças d’água por aqui e os malditos continuam aparecendo.
    Nessa época de chuva não tenho como suar.

    Estou atrás da citronela que dizem afastar mosquitos. Mas o principal que eu queria saber é o motivo desses mosquitos na minha casa. Parece não fazer sentido, já que não é falta de limpeza.

    • A questão do suor atrair mosquitos é no caso se eles estão com intenção de picar alguém. Na sua casa realmente não sei o porquê eles tem aparecido para te fazer uma visita. Se na sua região, não necessariamente em sua casa, tem muito mato, córrego ou ponto viciado – lugar com grande acúmulo de lixo – os mosquitos irão invadir sua casa de qualquer modo. Procure um médico antes que essas marcas nos seus braços fiquem piores e tente chamar a subprefeitura da sua região pra dar uma olhada nos insetos também.

  5. Existe algum medicamento e/ou tratamento para evitarmos a atração dos pernilongos por meio do suor? Percebo que quanto mais eu suo, mais atraio pernilongo/moscas, independente de eu estiver acabado de tomar banho, passado desodorante, perfume ou sujo, em qualquer destas situações, sempre tem insetos me perturbando…

  6. Os mosquitos procuram abrigo e comida por isso se refugiam nas casas.
    Ao tomar vitamina B está a modificar a composição da sua transpiração e eles nao gostam disso.
    Isolar bem as habitações e colocar fitas verticais nas portas é uma solução.
    Outra que resulta: eles procuram luz e enquanto escrevi este texto ja matei dois, pois liguei um candeeiro junto do PC e eles são atraidos para cá.
    JP na Guine Bissau.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: