O Jeito de Agir da Microsoft

microsoft_sucks-11.jpg

Decidi escrever esse post para fornecer mais um exemplo de como a Microsoft enxerga o uso de seus produtos por nós, pobres usuários. Sei que muitos não acharão novidade, mas fica aqui minha história.

Tudo começou quando fiquei sabendo que a página da NBC americana (um dos grandes canais abertos) está a distribuir episódios para download gratuitamente, desde que você instale um pequeno cliente dentro do Windows XP. Achei razoável (pô, até então continua tudo gratuito) e mandei bala.

Instalação completa. Sem titubear, fui seco na página de downloads e… primeira surpresa…recebi uma notificação dizendo que o cliente não funcionaria pois não possuo o Media Player 10 da Microsoft. Conferi meu sistema e, de fato, possuo a versão 9. Culpa minha não ter lembrado de checar os requisitos mínimos do serviço.

Parti então para a página da Microsoft e ao clicar em “Baixe a versão 10 do WMP“, enviaram-me para a página da versão 11. Isso por si já estranha pois se estou querendo algo, porquê inventam de me impor outra coisa ? Será para meu próprio bem ? Havia uma nota ao pé da página, porém, informando-me que “muitas páginas já passaram a usar os novos recursos da versão 11“.

Isso soa pouco convincente. Relutei por um minuto mas como fornecem um desinstalador, efetuei a operação. Sou informado que é necessário validar a cópia do Windows. Após passar pela certificação o player foi 100% instalado. Visitei novamente na página dos vídeos da NBC e…surpresa, surpresa…o sistema não é compatível com a versão do Media Player 11. Frustrações à parte, até aqui não há muito que reclamar da Microsoft, correto ? Afinal de contas, a NBC exige a versão 10 no seu pleno direito como distribuidora de material.

Bem, agora o inferno começa…ao acessar novamente a página de downloads do Windows Media Player, leio uma observação : “se você quer usar a versão 10 após a instalação da versão 11, desinstale o programa WMP 11 mas deixe instalado o WMP 11 Runtime“. Entre a opção de ignorar essa instrução (afinal, quero me ver livre da versão 11) e fazer o que sugerem, pensei comigo “ora, vamos ver até onde essa história vai”. Apertem os cintos que a coisa vai piorar…

Fiz o que sugeriram e deixei o tal Runtime lá. Baixo a seguir a versão 10, sigo os passos de instalação e lá pelo final do processo sou pego de surpresa com a notícia “essa versão da Tecnologia Windows Media é incompatível com essa versão Windows. Para maiores informações visite a página da Microsoft“. Como isso pode ser possível ? Tenho a versão SP2 do XP Professional atualizada (e não pirata) e ela não é compatível com o WMP ?!

picture-2.pngHá uma esperança na mensagem (incluo uma figura aqui para vocês) pois me dão duas opções “Cancelar a instalação” ou (para maiores informações) “Detalhes“. Clico em “Detalhes” e o que acontece ? Aparece a página de suporte do Windows dizendo que a página que estou à procura não pode ser mostrada. Nessa altura do campeonato é claro que com minha versão do Windows XP só funcionará com o WMP 11 (ou 9, que já vinha usando antes dessa bagunça).

Essa tática de impor versões recentes não é nada respeitoso e mostra como a empresa enxerga seus usuários base. Aliás, isso ocorre com o novo sistema operacional Vista também. Essa história fica para outra oportunidade.

Deixe um comentário

