Cigarros de Bali: são “naturais”, não é?

0504_nt_13.jpgO cigarro-de-cravo, conhecido também como kretek (onomatopéia para o som de folhas se quebrando), foi desenvolvido no fim do século XIX  a partir de uma mistura de tabaco e cravo. Inicialmente foi elaborado  para efeitos medicinais e hoje é um produto vendido como um cigarro qualquer. Importado do sudeste da Ásia, disseminaram-se mais as em todo o mundo as marcas indonésias: Bentoel, Djarum, Gudang Garam, Jakarta, Sampoerna, Dji Sam Soe e WismilakTerong.

O Gudang Garan é a maior fabricante de cigarros da Indonésia e utilizam uma mistura de diferentes tipos de tabaco, folhas e ervas/substâncias aromáticas. [1,2]

A média de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão contida nesses cigarros é maior que a dos cigarros convencionais, de acordo com um relatório de 1999 do CDC (Center of Disease Control) [5]. De acordo com o mesmo relatório é demonstrado, obviamente, que os kreteks fazem pior à saúde que o cigarro convencional.

Riscos para saúde

Segundo dados do CDC, fumar kreteks aumenta o risco de ferimento agudo no pulmão, especialmente entre indivíduos suscetíveis, seja com asma seja com infecções respiratórias.  Os dados do CDC foram comprovados pela Conprev[1] que  mediu por kretek, em média, 3 vezes mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono que em cigarros comuns.

Além dos riscos maiores que de um cigarro comum, o eugenol (nome da substância que confere o aroma característico, ainda usado como anestésico tópico por alguns dentistas) é um anestésico que pode produzir tonturas e até mesmo paralisia respiratória, dependendo da sensibilidade do indivíduo.

A longo prazo, os efeitos na saúde dos kreteks não foram estudados nos EUA, enquanto na própria Indonésia estudos mostraram que os fumantes regulares têm de 13 a 20 vezes o risco de uma função anormal do pulmão comparados com os não fumantes. [5]

brand4.jpg

Os cigarros de cravo são realmente diferentes dos regulares: mais prejudiciais, portanto.

Alguns efeitos perigosos dos cigarros de cravo-da-índia:

  • Fumar eugenol através dos cigarros pode deixar a garganta dormente e danificar os reflexos da faringe/laringe.
  • O efeito anestésico pode fazer com que alimentos ou líquidos entrem pelas vias erradas.
  • Infecções do pulmão já que os cigarros de cravo-da-índia são inalados e exalados após um período longo.
  • Reações alérgicas.
  • Doenças respiratórias.

Alguns perigosos sintomas do fumo de kreteks são:

  • Náusea
  • Vômito
  • Bronquite
  • Pneumonia
  • Alergias
  • Escarro com sangue
  • E, como qualquer outro produto derivado do tabaco: câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, enfisema e bronquite, entre outras doenças.

Conseqüências para ao jovens

Kreteks são mais consumidos alternativamente por pessoas abaixo dos 30 anos, por serem considerados seguros, exóticos e até “maneiros”, e diferentes dos cigarros regulares, de acordo com estudos.

No Brasil, o consumo vem crescendo entre os adolescentes, que também acreditam que tais produtos “naturais” não façam mal à saúde. Nos EUA, em pesquisa realizada de setembro a outubro de 1999, foi apurado que 12,8% dos estudantes de 5ª à 8ª séries e 34,8% do ensino médio usam algum tipo de produto de tabaco (dentre eles os kreteks)[2]. No Brasil,  em 12 capitais brasileiras, em 2002/2003, um estudo entre escolares e mostrou uma taxa de experimentação de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino.

Existe uma lenda que reza que o Gudang Garam contenha cerca de 7% de maconha, mas acredito que não seja verdade. Pelo que andei pesquisando, o Gudang não possui THC (tetra hidro canabinol), substância ativa da maconha (aka cannabis ). Talvez a origem desta lenda seja pelo fato de que o indivíduo ao fumar experimenta um pico de nicotina, devido ao alto teor dessa droga (que funciona como um ansiolítico, ou seja, reduz a ansiedade nas pessoas). Respeitadas as proporções e a química envolvida, é um dos muitos efeitos experimentados ao fumar-se cigarros de maconha. E por isso mesmo, a confusão tenha se instalado.

Faça mal duas vezes

Além de estar provado que uso do tabaco faz mal para a saúde, parte dos produtos fabricados na Indonésia fazem mal para a raça humana. Isso porque a Indonésia chegou (ou chega) a utilizar mão de obra escrava para a confecção de diversos produtos. As veracidade das informações de fato são comprometidas, já que a Indonésia experimentou um longo tempo do ditador Suharto como chefe desse país.

Um desses fabricantes é ou foi o Gundang. Apesar de que essa informação não seja de fato oficial, é notório e conhecido o emprego de mão de obra escrava nesse país, de acordo inclusive com timorenses que deixaram o seu país fugidos pela opressão da Indonésia. Timor Leste é um país que foi descolonizado por Portugal em 1975 e anexado à Indonésia. A ONU eximiu-se da questão de Timor desde 1975, fazendo intervenções insipientes para segurar o país como independente. A partir de 1999 a ONU agiu e assegura até hoje o país com uma certa estabilidade. Saiba mais aqui. A história mais recente pode ser lida no wikipedia.

Hoje, os fabricantes do kretek empregam diretamente 180.000 pessoas na Indonésia e uns 10 milhões indiretamente[6]. Claro que, mesmo assim, os dados merecem uma análise com cautela.

Fonte(s):
[1] Centro Cultural da Saúde (CCS) – Dia Mundial Sem Tabaco 2006- Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev)/ INCA
[2] Secretaria Municipal de Saúde do RJ
[3] Wikipedia – EN – Kretek
[4] Wikipedia – PT – Kretek
[5] Center of Disesase Control (CDC) – 1999
[6] YgoY

 

2 Respostas

  1. Conserte as refs bibliográficas, espoleta. Não estão batendo, acho.

  2. demonizando o kretek…

    um corpo “saudável” é um corpo fascista!

Deixe um comentário