Quer dirigir no centro ? Pague o pedágio, por favor.

estra0101.jpgEscrevo esse post no primeiro de Abril mas não é piada, nem trote.

Inúmeros artigos, teses e debates acirrados já cobriram as possibilidades de eliminar o congestionamento urbano.

A verdade é que se nada é feito, isso por si já é um problema, dado que o número de carros continua a crescer. E essa é a realidade paulistana, onde muito é debatido mas pouco é feito.

 

Nesse sentido, para o azar dos moradores de São Paulo, o pedágio que me refiro não foi implementado na cidade, mas sim está em avançadas discussões em Nova Iorque. A proposta é de pagar 8 dólares numa área definida como “zona de congestionamento”. Note que não cabem argumentos sobre a maior capacidade aquisitiva americana contra a brasileira pois em Nova Iorque 1) já se paga um absurdo para estacionar o carro, 2) o preço da gasolina está subindo sem parar há anos , 3) todos motoristas são obrigados a comprar um seguro. Isso somado pesa no bolso de qualquer família.

Essa tentativa de aliviar o trânsito novaiorquino segue uma proposta inglesa ainda mais radical : não somente os londrinos pagam o mesmo pedágio, como também carros mais poluentes (vans, furgões, etc.) pagam um imposto extra.

Certo ou errado, tentativas vão sendo feitas. Quiçá o mesmo passe a ocorrer antes de São Paulo parar de vez. Eu nunca acreditei no argumento de falta de recursos já que a mera existência de “flanelinhas” e “olheiros” indica falta de supervisão das autoridades, implicando em menor arrecadação.

Caso queiram acompanhar a discussão, o Wired mantém fóruns e artigos sobre o assunto (link1, link2). Já em São Paulo, coincidentemente hoje saiu uma nota sobre a restrição de caminhões na cidade durante boa parte do dia (link3). Espero que não seja trote e que mais mudanças venham.

 

Anúncios

3 Respostas

  1. eu faco meu exame de moto sexta-feira. quero ver se faco meu dia render mais horas.

    mas observem…. aquilo é um corredor congestionado por motos =]

  2. Não conheço direito o problema de Nova Iorque nem de Londres, mas o maior problema de São Paulo com certeza foi a falta de investimento e/ou de vontade política.
    A comunicação do meio de trasporte público mais eficiente, aka metrô, com a periferia é precário além das obras do rodoanel andarem a passos de tartaruga.
    Pelo que vi na última vez, o rodoanel está para ser entregue daqui a dois anos. Certamente alguém vai reclamar da lei de responsabilidade, esquecendo-se apenas do motivo pela qual ela existe.
    Enfim. Estamos na roça.

  3. Ainda bem q moro na roça e vc faz td a pé rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: