5 dicas para dominar o Google

Esse é outro daqueles posts curtos mas bastante legal que estava na fila há meses. Como a partir do próximo domingo estarei offline, já era  hora de limpar minhas pendências no blog. Deverei retornar somente depois de uma semana, tempo que misturarei trabalho com férias, graças à uma conferência em New Orleans. Não que seja possível passear muito, já que a devastação da cidade por conta dos furacões Rita e Katrina ainda é visível e a pobreza (sim, pobreza) torna o local relativamente perigoso para andanças aleatórias. Mas isso é assunto para outro post. Hoje quero tratar de dicas para usar o Google de forma eficiente como poucos conhecem.

Todos sabem como usar o site do Google, certo ? Afinal, basta digitar o que procuras no campo de busca, esperar uns segundos e pronto. Bem, nem sempre. Os resultados, apesar de satisfatórios, nem sempre nos levam aos endereços relevantes incluindo inúmeras páginas inúteis. Veja como é facil resolver isso :

A primeira dica é básica. Use aspas para definir exatamente a expressão desejada. Exemplo : “pedro de lara” produzirá resultados diferentes de pedro de lara pois a ordem das palavras será respeitada com o uso das aspas.

Ok, passemos então para 5 dicas mais interessantes  :

1) MATEMÁTICA

O Google serve como calculadora. Em vez de digitar palavras, coloque uma expressão matemática e receba o resultado. Além das quatro operações básicas de somar, subtrair, dividir e multiplicar, é possível usar logaritmos (exemplo : log(número)), potenciação (ex. 2^4), expressões numéricas com parênteses, etc.

google1.jpg

 

2) UNIDADES e CONSTANTES FÍSICAS

Outra aplicação matemática vem do uso de constantes físicas e transformações de unidades. Descubra quanto vale a velocidade da luz, constante de Planck, constante de Rydberg, etc. bastando digitar no campo de busca “velocidade da luz”, “constante de planck”, “constante de rydberg” 🙂

No caso das unidades, basta escrever novamente o que procura. Não somente funciona com medidas (ex. “1 quilo em gramas”) como também para valores de moedas (ex. “1 euro em reais”).

google2.jpg

 

3) Limite a pesquisa

Se você já sabe que a informação está num determinado endereço, basta redirecionar a busca usando a expressão “site:” . Pode parecer estranho mas existem endereços tão mal planejados que a navegação exige um esforço descomunal.  Não sofra mais : digite o que quer seguido de site:endereço e pronto.

google3.jpg

 

4) Procure documentos, apresentações, etc.

Se você quer um arquivo PDF (PPT, DOC, TXT, sei-lá-o-que) basta usar a expressão filetype: para redirecionar a busca. Os resultados serão ordenados pelo tipo de documento.

google4.jpg

 

5) Descarte itens irrelevantes

Se você quer resultados filtrando uma determinada palavra, basta usar o sinal de subtração “-” (sem aspas). O exemplo da foto  mostra como encontrar informações sobre jogos do Palmeiras sem que a palavra “derrotas” esteja presente. Nada mal. 😉

google5.jpg

 

 Espero tê-los convencido que o Google oferece muito mais que aparenta. Notem que misturas dessas dicas podem ser feitas, permitindo-se, por exemplo, obter documentos em formato PDF sobre jogos do palmeiras sem a palavra “derrotas” que estejam na página da FIFA. Nada mal !

Mais que isso, esse post mostra apenas a ponta do iceberg. Havendo interesse, posso demonstrar técnicas ainda mais avançadas. Boas pesquisas !

Anúncios

2 Respostas

  1. Vc já testou o “Estou com sorte”?

    Então vai ai uma dica rsrs

    Digite “maior mentiroso do brasil” (minúsculo e sem aspas)

    e veja o resultado que ele te traz…

    E pasme… O link é do Wikipedia hehe

    Bom para quem não sabe , o estou com sorte pega o primeiro resultado da busca, basta ver no link:

    http://www.google.com/search?q=maior%20mentiroso%20do%20brasil

  2. Ah depois digita “político honesto” tb e vai no “Estou com Sorte” rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: