Quem fez a primeira gravação sonora ?

Thomas Alva Edison é lembrado por ter inventado a lâmpada convencional mas poucos lembram que ele também é considerado pioneiro na gravação de som. Isso, porém, está em disputa pois foi encontrado um pedaço de metal contendo uma gravação duas décadas mais antiga que o fonógrafo. Essa gravação não foi feita para ser reproduzida sonoramente, mas sim visualmente, através da invenção do francês Édouard-Léon Scott de Martinville chamada fonoautógrafo. Cientistas do Lawrence Berkeley National Laboratory nos Estados Unidos converteram em som esse documento, provando que gravações musicais foram feitas antes do fonógrafo.

Caso queiram escutar o som (que é um trecho curto de “Au Clair de la Lune”), confiram AQUI.

Mais detalhes no artigo do NYT (em inglês, após inscrição gratuita).

Anúncios

7 Respostas

  1. Todo mundo lembra de Santos Dumont como Pai da Aviação. (Bom tem a controvérsia de quem seria o inventor do avião; se vc ver o wikipedia, os irmãos Wright decolaram antes , mas movidos por uma catapulta; SD foi o primeiro a inventar um avião impulsionado por um motor aeronáutico)

    Mas se vc for na casa dele em Petrópolis (“A Encantada”) , verá um monte de suas invenções….Logo de cara verá uma escada que vc tem q iniciar a subida com o pé direito e depois vai alternando os pés. (cada degrau é para um pé, acho q dá pra ter uma noção na foto: http://img180.imageshack.us/img180/3361/dsc00294uk4.jpg)

    Também tem um chuveiro de água quente, que funcionava à álcool (http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/11-encantada/chuv1.jpg).

    Pena que os brasileiros valorizem só quem é de fora rs

    Em tempo, ele assinava Santos = Dumont, significando que tinha orgulho de suas duas origens (brasileira e francesa)

    No link a seguir descreve melhor a casa de SD:

    http://www.cmp.rj.gov.br/petro1/SDaencantada.htm

  2. Pois é…eu me segurei para não mencionar o Santos Dumont no post 🙂
    Sei que você o fará em breve, Espoleta 😉

    Update : Eu conheci Petrópolis e fui na casa do sujeito. Aquela escada é fantástica. 🙂
    Na verdade, quase mudei para o RJ no ano passado, não fosse o destino ter me segurado por aqui.

  3. É quem sabe… Interessante ele é… Aliás sugiro Petrópolis para quem quer “mergulhar” na história, sem contar que é uma cidade lindíssima (bom deve ser ainda né…)

    Tem o museu, universidade com um relógio de flor, o palácio de cristal, a casa de Santos Dumont, tem charretes rs

    Um outro lugar da minha infância que lembro com carinho é a ilha de Paquetá… Tem q pegar a barca e tal… Lá vc só vê bicicletas, era um lugar mto legal… Como que tá hj será? hehe

  4. Ah ia esquecendo do relógio de pulso , mas é outra história/controvérsia tb… hehe No caso, parece que SD ajudou a popularizar algo q tinha sido já inventado mas pouco divulgado (ele teria tido a idéia de amarrar o relógio de bolso no pulso, para dar menos trabalho de ver as horas enquanto estivesse voando)

    — finish —

    😛

  5. Se dependermos dos americanos para fazer a história….
    Assistindo ao THC, os nomes que nunca são ouvidos são os nomes dos irmãos Lumière e do Santos Dumont. Inclusive tem uma chamada traduzida que é mais ou menos: “Você pensava que somente os irmãos Wright fizeram um veídulo voar…” etc.
    Haja paciência com os amerdicanes. Aliás, como se esperaria, em inglês avião é “airplane”, bem a propósito daquela coisa que os Wright fizeram. Curiosamente, do francês “avion”, vem toda a terminologia de aviônica, inclusive termos que foram introduzidos pelo próprio Dumont.
    Note também que em inglês é “avionics” e não “airplanionics”… Por que será? 🙂

    Acho também que já está na altura de fazermos uns posts cooperativos, né jenheta? Tem aquela idéia do usuário alfaomega e tals. No caso do Dumont, eu estou pronto. 🙂

  6. Nem comentei isso na época… Esse artigo me faz lembrar de um amigo meu que certa vez queria me convencer a enterrar uns vasos num campinho de futebol para que eles fossem descobertos no futuro. 🙂

    Talvez venham até mesmo a descobrir que os chineses já tinham feito o hologrametrônomo, baseado em papel, agulhas de bambu, enguias elétricas, discos de barro temperado e fios de seda finamente recobertos com pó de titânio, que fazia o mesmo serviço do Martinville, pelo menos há 2000 antes e em 3D ! 🙂
    Brincadeirinha.

  7. […] canção popular francesa, foi convertida em som digital em 2008. Acredita-se ser a mais antiga gravação reconhecível existente de uma voz […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: