Emissão de CO2 no mundo

Para alguém que está fora do Brasil, é curioso que todos meios de comunicação no país abram espaço para o chamado “caso Isabella”. Esse evento soa como uma tragédia em nível nacional, sem precedentes e com consequências irreversíveis aos país. Apesar de estar sensibilizado com o ocorrido, frustra-me verificar a insistência na divulgação diminuta de assuntos com maior relevância à população. Como exemplo, o problema da emissão excessiva de gas carbônico continua obscurecido.

Os argumentos de que não há embasamento científico que provem a correlação entre a atividade industrial e o clima são no mínimo questionáveis. Afinal de contas, numa simplificação ao extremo, meus pais e avós sempre disseram que tudo em excesso é ruim. No caso, a população humana já atinge níveis alarmantes, afetando o fino balanço do ecossistema mundial. Esse é um assunto complexo pois envolve motivações conflitantes em níveis individual, governamental e territorial. Soluções definitivas ainda não são claras mas é certo que elas não são fáceis e não ocorrerão espontaneamente.

No sentido de divulgar e instruir sobre esse problema sério, deixo aqui duas sugestões para o final de semana :

  • BreathingEarth é um site que mostra um mapa mundial contendo estatísticas da emissão de gases carbônicos e número de óbitos e nascimentos de cada país.
  • TED mostra o laureado Al Gore apresentando uma palestra contendo informações atualizadas que foram retratadas no documentário “The Inconvenient Truth”.

Boa reflexão !

Anúncios

2 Respostas

  1. Pensei que a frase “Tudo demais é veneneo” só meu avô conhecia rs

    Não precisa ser nenhum cientista para ver como a temperatura global tem aumentado devido princcipalmente à poluição.

    Uns sete anos atrás aqui onde moro no inverno fazia frio que você tinha que usar jaqueta de couro, bota, luva, cachecol, etc… (Pior q só vim com roupa de verão e a bebida nem esquentava direito 😛 rs) Ano passado, praticamente não teve inverno… Aliás em fevereiro, março, abril, fez um calor insuportável…

    Flórida q os EUA são os maiores poluidores e ficam tentando abafar o caso e fazem nd. Parece q não entendem que o futuro do planeta é o deles tb…

  2. Oi estou fazendo um trabalho sobre a emissão de CO2 na atmosfera, e cheguei ao seu site com este artigo, gostaria de saber seu nome para citar no trabalho que no caso é um artigo científico e que ira precisar .
    Grata.
    Jessica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: