Mais um HOAX – GUARANÁ KUAT

Outro dia questionaram-me do porquê do guaraná Kuat fazer mal, ao mesmo tempo que criticavam o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça. Pelo que havia entendido, três substâncias componentes do guaraná fariam mal à saúde por serem cancerígenas: fenofinol, almeido e voliteral. Uma rápida inspecção no Google fez-me rapidamente descobrir que tratava-se de mais uma pulha virtual, já que  as três substâncias citadas sequer existem.

Segundo o site Quatro Cantos, a lenda muda de acordo com a data e contemplando outras marcas de refrigerantes, e é citado um certo “especialista” que manifesta-se acerca do assunto. Algumas contempladas foram a Fanta Uva, o Guaraná Dolly e o Guaraná Kuat: muda uma ou outra palavra no boato, mas a mentira é sempre a mesma. Vale lembrar que não há registros da existência do tal especialista formado pela USP citada na mensagem (Paulo José Teixeira) e que o Instituto Fleury já declarou que nada tem a ver com as supostas pesquisas.

No site da coca-cola  existe um desmentido sobre tal assunto, o qual pode ser resolvido pela lógica acima descrita. lembre-se que desmentidos não confirmam absolutamente nada, já que o comerciante fala sempre que o produto dele está fresco, não?

Vale lembrar também que a Coca-Cola e multis diversas não são muito flores que se cheirem, já que a eles apenas o lucro interessa.  Por outro lado, o Ministério da Saúde é aquela lerdeza para assuntos cotidianos, a médio e curto prazo, que conhecemos. A internet é uma fonte razoável de informações e sempre vale a pena confirmar por outras fontes, especialmente em sítios fora do Brasil (como o site da FDA americana). No caso deste boato, fica patente que trata-se de uma mentira por causa do anteriormente mencionado.

No caso da mensagem que espalhou-se pela internet, ela ainda é escrita em português de qualidade duvidosa, pouco sóbrio e com marcas de pontuação excessivas, pouco técnico e não fornece referências adicionais, limitando-se apenas a tentar sensibilizar a pessoa que o lê. Lembre-se que referências adicionais no corpo da mensagem são importantes.

Segue a mensagem mentirosa que se espalhou pela internet com alguns comentários adicionais (novamente: trata-se um boato):

ALERTA GERAL ATENÇÃO FANTA UVA

A propaganda parou…

Porque??????? Reparem… a propaganda quase não se vê mais na mídia… Por que será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem este refrigerante: Fanta Uva.

Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.

Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva. (Meio vago, não? Altas doses de Fanta Uva? 2, 3 ou 4 pets? Ou copos? Note que no texto não há a conexão entre o especialista e o HC. E geralmente essas notícias são divulgadas ou reportadas pela instituição e, no caso de haver suspeita de contaminação em massa, são citados os laudos técnicos e onde foram publicados.)

Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. (Respectivamente? Três substâncias requererem três justificativas após a vírgula para que a palavra “respectivamente” as conecte. No caso só duas apareceram.🙂 )

Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante. (Não cita a formação nem dados adicionais do dito cujo)

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. (Contaminados, se beberam, todos foram. Talvez os que adoeceram pela contaminação ou os que venham a adoecer….🙂 )

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila. (Português meia boca… “Divulgar a todos se sua família , já que é…”

….

Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem….

(Atualizado pelo Chap em 14/08/2008)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: