Fantástico editor de textos e equações

Vez por outra tesouros são encontrados na web. A dica de hoje vai para aqueles que precisam escrever textos que contenham equações matemáticas. Como o Chapado não cansa de nos lembrar, é sabido que a qualidade obtida usando TeX/LaTeX é insuperável. Por outro lado, a curva de aprendizado é uma barreira grande para muitos, incluindo-se o fato do texto ficar repleto de comandos relativamente complexos. Naturalmente, usando as várias dicas já publicadas no blog, essa barreira fica minimizada e deixa de ser uma desculpa para continuar usando editores matemáticos horrendos como o distribuído internamente no Microsoft Word.

Hoje é dia de falarmos do LyX. Gratuito desde sua criação, sua proposta é de ser um editor compatível com o TeX/LaTeX no estilo WYSIWYG (what you see is what you get), ou seja, o que você vê na tela é o resultado final, sem formatações invisíveis ao usuário. Outra vantagem reside no fato de você não precisar memorizar os atalhos matemáticos de antemão, já que os menus contém boa parte dos símbolos mais utilizados. Além disso, ele tem ferramentas para importar/exportar documentos escritos em TeX.

O LyX roda em sistemas OSX, Linux e Windows 2000/XP/Vista. Caso queiram ver fotos do programa, acessem essa PÁGINA. O programa pode ser baixado AQUI e já existem até mesmo vídeos mostrando como ele funciona (para convencer os indecisos) nesse ENDEREÇO.

Não há desculpas para escrever relatórios e trabalhos com baixa qualidade agora.

Obs. Ah, sendo esse programa fantástico, desenvolvido por indivíduos que como vocês precisam pagar as contas no final do mês, doações para garantir a existência desse programa são bem vindas via Paypal AQUI.

Anúncios

Uma resposta

  1. pay the pals! 🙂 eles merecem. dica de cólidade. daqui a pouco já estamos abrindo uma seção só para o \LaTeX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: