Meu boicote pessoal ao Portal Terra

Desde que passei a escrever nesse blog, vez por outra direcionei críticas ao Portal Terra (1, 2, 3, 4). Hoje baterei novamente na mesma tecla. Continuo meu argumento que se o Portal Terra pretende manter seu espaço no Brasil, é inaceitável que persista em publicar erros de português e notícias com forte teor sexual, violento e apelativo em sua página principal, bem ao lado de seções direcionadas ao público infantil e juvenil.

A direção do Portal precisa entender seu papel na mídia virtual e agir como empresa séria. Percebam que não basta virarmos as costas e ignorar sua existência. O Portal ocupa uma das dez primeiras posições nos endereços mais visitados no Brasil (1, 2). Caso sua visibilidade não fosse grande, a chance de uma criança acessar essas matérias seria pequena, não importando quais fossem as manchetes na primeira página. No entanto, a direção do Portal ignora o bom senso e promove o conteúdo apelativo. Nessa semana, por exemplo, os redatores capricharam nessa estratégia, posicionando atalhos para jogos e referências à “Disney” perto dessas matérias.

.

.

.

.

Similarmente, quando faz-se menção à personalidas como Xuxa e Hannah Montana, o que vocês esperariam encontrar ? Certamente não é o que o Terra pôs na seção “Vídeos”. Esse uso de referências para fisgar os visitantes tem sido utilizado descaradamente no Portal.

..

.

.

.

.

.

Paradoxalmente, quando aparecem assuntos relativamente sérios, não há o mesmo  destaque. Por exemplo, o que dizer sobre o efeito devastador que a morte do empresário  Beto Carrero teve em sua família e empresa ? O Portal preparou uma matéria sobre a situação que se encontra o parque temático e a posicionou na seção “Diversão”, já que o Beto era sinônimo de entretenimento. Essa matéria foi a quarta chamada após outros destaques (foto abaixo). Notem que o redator ainda achou uma notícia internacional para ser inserida ao lado dessa seção: a morte de uma atriz de filmes pornô nos Estados Unidos.

Esses indícios sugerem que o principal problema do Portal está em sua má gerência. A ânsia em obter visitantes a qualquer custo resulta nos problemas observados em seu conteúdo. Torna-se mais fácil copiar receitas fáceis ao invés de se almejar a qualidade. De fato, uma rápida observação na diagramação da página principal mostra que o Portal utiliza descaradamente a mesma receita que seu concorrente UOL. Duas colunas de propaganda à direita, um menu à esquerda e uma foto maior no alto da página com o destaque do dia.

As semelhanças terminam aí já que a diferença entre os dois Portais está no conteúdo (o UOL não é infalível mas pelo menos existe um ombudsman à disposição dos leitores). A falta de conteúdo do Terra é tão evidente que recentemente foi incluído uma nova estratégia de por vídeos antigos como se fossem novos. Outras situações infelizes ocorrem quando traduções são feitas a partir de artigos publicados internacionalmente. Não é incomum encontrarmos erros sérios no texto, distorcendo totalmente a notícia original (atalho). Seria desejável que o bom senso fosse utilizado, mas sendo uma empresa privada está claro que o objetivo principal está em obter lucros com a venda de espaços publicitários, não importando as consequências para a sociedade.

Peço que entendam que não é meu propósito ser um mero moralista.  Minhas críticas estão diretamente relacionadas à responsabilidade de quem detém e distribui informação no nosso país. Como os órgãos oficiais brasileiros ainda engatinham em questões relacionadas à  internet (lembram dos pedófilos no Orkut ?), nós podemos utilizar o poder dos blogs a nosso favor. Lembrem-se que a existência desse Portal depende de usuários como você e eu. Eles é que devem nos servir com qualidade.

Agradeço se deixarem suas opiniões na caixa de comentários.

Anúncios

3 Respostas

  1. Lembrei-me daquele filme do Stalone e do Snipes: o Demolidor… Realmente fomos despertados no futuro e qualquer dia ficaremos cantando jingles. Quem sabe o Terra não seja o grande vencedor das franquias? Viva a midia. 🙂

  2. […] é um dos diferenciais entre um portal que age com responsabilidade e outros que sequer tratam com respeito seus leitores. Agradeço à Tereza Rangel pelo […]

  3. […] de anunciar meu boicote ao Portal Terra, esse programa deu mais um motivo para deixá-lo fora dos meus atalhos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: