Entendendo o mundo da Microsoft

Os leitores mais assíduos do blog sabem que eu deixei de usar produtos da Microsoft há algum tempo (com exceção do bate-papo, já que alguns contatos insistem em viver no passado). Os motivos para essa decisão são inúmeros e nem caberiam nesse espaço, mas pode-se dizer que  estabilidade e segurança são itens preciosos no meu dia-a-dia. Além disso, já se vão alguns anos que os serviços oferecidos pela Microsoft são inexplicavelmente mal desenvolvidos, exigindo um esforço e paciência extra do usuário. No meu caso, a gota d’água foi a exigência de acessar minha conta do Hotmail mensalmente, tendo que digitar o endereço “hotmail.com” por extenso. É um motivo pequeno, admito, mas são esses detalhes que aumentam o desconforto diário.

Por que escrevo isso aqui ? A seguir segue minha tradução de um email enviado pelo ex-CEO e criador da Microsoft, Bill Gates, para sua equipe de desenvolvimento interno. Uma nota importante : essa mensagem foi divulgada como material público durante o processo antitruste do governo americano contra a Microsoft.

Divirtam-se, ou chorem, dependendo da sua experiência anterior…

Obs. Recentemente mostraram essa mensagem para o Bill Gates numa entrevista e ele afirmou que boa parte do seu trabalho na Microsoft envolvia o envio de mensagens como essa…por que será que isso é fácil de se imaginar ? 🙂

—————————————————

From: Bill Gates
Sent: Wednesday, January 15, 2003 10:05 AM
To: Jim Allchin
Cc: Chris Jones (WINDOWS); Bharat Shah (NT); Joe Peterson; Will Poole; Brian Valentine; Anoop Gupta (RESEARCH)
Subject: Sobre a degradação sistemática da “Usabilidade Windows”

Eu estou muito desapontado em ver como a Usabilidade Windows tem regredido e os grupos responsáveis pelo seu gerenciamento não tem resolvido problemas em sua usabilidade.

Permitam-me dar um exemplo que tive ontem.

Eu decidi baixar (MovieMaker) e comprar o pacote Digital Plus … portanto visitei a página Microsoft.com. Há um atalho para baixar programas então fui lá.

As primeiras 5 tentativas de visita foram canceladas enquanto a página era carregada. Então, após uma espera de 8 segundos, eu consegui abrir a página por completo.

Esse endereço é tão lento e inútil.

O programa não estava listado nas 5 primeiras posições de forma que eu expandi a busca para os próximos 45 itens.

Estes itens tinham nomes completamente enigmáticos. Na verdade, esses nomes fazem atalhos como C:\Documentos\billg\Meus Documentos\Minhas Imagens serem compreensíveis.

Eles não eram filtrados pelo sistema … daí muitas coisas são estranhas.

Tentei filtrar olhando itens relacionados à Mídia. Nada de MovieMaker. Digitei “Movie”. Nada. Digitei então “Movie Maker”. Nada.

Desisti e mandei um email para o Amir dizendo – Onde é que está o atalho para o MovieMaker ? Ele existe ?

A resposta que tive foi que usar a página de download para baixar programas não era algo que eles anteciparam.

Eles me disseram para ir para a página principal e procurar por “Movie Maker” (mas não MovieMaker!).

Tentei isso. O endereço era pateticamente lento mas após 6 segundos de espera, apareceu.

Eu pensei que com certeza absoluta eu veria o botão para efetuar o download.

Na verdade, era apenas mais uma peça de um quebra-cabeça feito para você resolver. Dizia que eu tinha que ir para a página Windows Update e efetuar outro montante de feitiçaria.

Isso soou totalmente estranho. Por que eu tenho que ir numa outra página e escanear o sistema para baixar MovieMaker ?

Fui então para o Windows update. Windows Update decide então que preciso baixar um monte de controles. Não apenas uma vez, mas múltiplas vezes onde tive que ler misteriosas caixas de diálogo.

O Windows Update não sabe conversar com o Windows ?

Bem, eu fiz o scan. Isso demorou um bocado e recebi a notícia que era altamente recomendável baixar 17Mbs de updates.

Daí fiz o download. Essa parte foi rápida. Fui então efetuar a instalação. Isso demorou 6 minutos e o computador ficou tão lento que eu não podia usá-lo para mais nada durante esse tempo.

Que raios está acontecendo durante esses 6 minutos ?! Isso é loucura. Perceba que isso ocorreu depois que o download havia terminado.

Depois recebo a mensagem que preciso reiniciar o computador. Por que devo fazer isso ? Eu reinicio o mesmo todas as noites — por que tenho que rebootar naquele momento ?

Fiz o reboot porque o programa INSISTIU. Obviamente isso implicou em perder minha organização no Outlook.

Após o reboot, tudo voltou ao normal e fui encaminhado para a página do Windows Update mais uma vez. Tudo que eu queria era o MovieMaker e nem recordava o porquê de estar no Windows Update.

Olhei então novamente em Microsoft.com e li as instruções. Eu tinha que clicar numa pasta chamada WindowsXP. Por que eu tinha que fazer isso ? Windows Update já sabia que eu uso o Windows XP.

Qual o sentido de abrir aquela pasta ? Bem, eu recebi um monte de coisas confusas mas com certeza uma delas deveria ser o MovieMaker.

Fiz então o download. A transferência foi rápida mas a instalação tomou vários minutos. Incrível como o processo é lento.

Numa certa altura, recebo a informação que preciso baixar o Windows Media Series 9.

Decidi aceitar. Desta vez, recebo diálogos com coisas como “Abrir” ou “Salvar”. Sem informação alguma sobre o que significa essa escolha. Não sabia o que fazer.

O download foi rápido e a instalação demorou cerca de 7 minutos.

Achei que finalmente eu teria o MovieMaker. Fui então para minha lista de Adicionar/Remover programas para ter certeza que estava lá.

Não estava.

O que estava lá ? O seguinte lixo : Microsoft Autoupdate Exclusive test package, Microsoft Autoupdate Reboot test package, Microsoft Autoupdate testpackage1. Microsoft AUtoupdate testpackage2, Microsoft Autoupdate Test package3.

Alguém decidiu jogar fora a única parte do Windows que funcionava ? O arquivo de sistemas não funciona mais. O registro ficou inutilizado. Essa listagem era perfeita e agora tornou-se inútil.

Mas isso é apenas o começo da merda. Posteriormente eu li coisas como “Windows XP Hotfix veja Q329048 para maiores informações”. O que é Q329048 ? Por que esses remendos estão ali ?

Que zona.

MovieMaker não está instalado.

Larguei o MovieMaker de lado edecidi baixar o Pacote Digital Plus.

Leio que preciso fornecer um monte de informações pessoais.

Digitei tudo e somente porque eu cometi um erro de digitação, preciso reentrar todos os dados novamente. Obviamente, tudo que estava correta desapareceu.

Tentei digitar a informação correta 5 vezes e o programa insiste em apagar as linhas, exigindo que eu redigite tudo novamente.

Depois de uma hora de loucura, destruir minha lista de programas, ficando com medo (das mensagens de segurança) e notando que Microsoft.com é uma página horrenda, ainda assim não tenho o MovieMaker e o Pacote Digital Plus.

A falta de atenção para a usabilidade nessa experiência eh inaceitável. Pensei que tínhamos atingido o nível mais baixo com o Windows Network ou as mensagens quando tentei usar o 802.11 (vocês não adoram essa mensagem sobre esse certificado ?)

Quando eu conseguir usar algo, certamente fornecerei maiores detalhes.

————————————————–

Atalho para o blog que escavou essa preciosidade : MICROSOFT.

5 Respostas

  1. Opa, dessa vez vai Jenheta, vou testar o Xubuntu no meu PC, espero que o bichinho aguente.

  2. Foca,

    O Xubuntu serve para reanimar máquinas velhinhas. O visual lembra o do Windows 95. Ainda assim, é possível deixá-lo muito bonito pois o desktop é baseado no XFCE (você verá essa sigla com frequência). Para exemplos do que é possível, dê uma espiada :

    http://xubuntublog.wordpress.com/2008/02/15/design-your-own-desktop-with-xfce-44-part-2/
    http://customize.org/xfce

  3. Se o bate papo que vc se refere é o msn messenger, bem…

    Vc naum precisa tê-lo instalado… O pidgin (que hoje que fui ver que era o antigo gaim que eu tanto conhecia rs) , suporta seus contantos dos msn messenger…

    Ele suporta as contas dos messengers mais variados, incluindo ICQ, MSN Messenger, Yahoo!, Bonjour, Gadu-Gadu, IRC, Novell GroupWise Messenger, QQ, Lotus Sametime, SILC, SIMPLE e Zephyr.

    Você pode entrar em todas as suas contas ao mesmo tempo e conversar com contatos dos diferentes programas sem complicação, e tudo numa única janela para facilitar a sua vida.

    http://baixaki.ig.com.br/download/Pidgin.htm

  4. incrível, achava que só nós tinhamos esses problemas.

    bem, acho q vou substituir meu w98, que cê acha?

  5. Alkaid,

    Eu recomendo que você não mexa em algo que está funcionando 🙂
    Falando sério, veja que programas você não pode viver sem e confira se existem alternativas (iguais ou melhores) após o upgrade. Se decidir pelo upgrade, faça um backup e mande bala.

Deixe uma resposta

