Mais outra “notícia” do Terra e Techguru : Brasileiros desbloqueiam o iPhone

O Terra e o site Techguru acabam de por uma chamada nos seus sites :

“Brasileiros afirmam ter desbloqueado o iPhone 3G”.  Texto :   Dois brasileiros dizem ter desbloqueado o iPhone 3G da Apple, quatro dias depois de seu lançamento em mais de 20 países. Breno Macmasi e Paulo Stool seriam os primeiros em todo o mundo a realizar o feito. ” (Terra)

“Exclusivo! Brasileiros são os primeiros do mundo a desbloquear o iPhone 3G” (Techguru)

Não caia nesse golpe. O jornalismo que estamos presenciando é uma ofensa para profissionais sérios. Na melhor das hipóteses, a matéria em si é especulativa, já que reporta sobre o possível desbloqueio do iPhone 3G. No caso, isso é “notícia de capa” já que sugere-se que brasileiros teriam alcançado uma grande façanha. Na verdade, estes dois sujeitos tiram proveito financeiro de algo que é gratuito ! Em vez disso ser denunciado, o portal Terra consegue reverter o mérito por completo. O Techguru também vai atrás com chamadas “exclusivas”. Não caia nesse golpe !

Primeiramente, desbloquear (unlocking) e libertar (jailbreaking) o iPhone para uso em outras operadoras e instalação de programas de terceiros não é novidade. O verdadeiro grupo por trás desse feito (Dev Team) não tem nenhum brasileiro envolvido e já se anunciou que a versão  do programa usado no iPhone com tecnologia 3G está desbloqueado há semanas. Esse grupo não aceita dinheiro, doações de qualquer tipo e nem reconhecimento público (seus membros vivem em diferentes países e não se conhecem pessoalmente). Todo esforço envolvido vai totalmente contra o que o portal Terra ou esses brasileiros tem feito até agora : tirar proveito da fama instantânea.

Na verdade, nem o mérito de agirem como primeiros usurpadores e sanguessugas esses brasileiros tem. Diferentes aproveitadores no mundo tem praticado o mesmo golpe e o Dev Team já deixou claro para não cairem num fiasco financeiro.

Prezado leitor, caso você tenha um iPhone, não se deixe ludibriar por essas “notícias”. Especialmente quando quiserem cobrar qualquer montante por algo que é obtido gratuitamente através do esforço dos verdadeiros hackers. Caso queira doar seu dinheiro, faça-o para entidades que *realmente* precisam de sua ajuda.

2 Respostas

  1. […] Atualização : Não caia no golpe que estamos presenciando sobre o desbloqueio do novo iPhone 3G. Mais informações AQUI. […]

  2. Vem aí o Homo teleconferenciens…

    -Nossa querida! Essa balada aqui tá legal. E a sua?
    -Tá legal também. Puxa! Tamos nos divertindo! Só tou sentindo falta de um beijo e tals.
    – Ah! Liga a interface XPTO46 que eu te mando um.
    – Po. Só trouxe akela outra 46k. Mas é incompatível com akele firmware que baixei outro dia. E parece que o driver ainda naum funfa legal.
    – Ok. Então tenta…

    etc. O resto é impublicável.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: