Descubra Machado de Assis, no Centro de São Paulo

O ano do centenário da morte de Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira e fundador da Academia Brasileira de Letras, não pode passar sem uma grande homenagem ao pai de Capitu, Brás Cubas e Quincas Borba, entre outros personagens memoráveis. Por isso, o Museu da Língua Portuguesa e o Sesc Carmo prepararam uma programação especial para relembrar o renomado autor.

 

Sesc Carmo

O Sesc Carmo promove, desde segunda (14/7), uma série de atividades que destacam o universo dos contos de Machado de Assis, no evento “A Pena da Galhofa – Contos de Machado de Assis”, com teatro e palestra.

 

A Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, com a participação dos espectadores, encena os contos “O Espelho” e “A Cartomante”, que põe em relevo o formato do conto como aspecto expressivo da obra do escritor, ao mesmo tempo que estabelece junto ao público o diálogo com nossa época, em ambiente cenográfico.

 

Ver o Rio de Janeiro atualmente é muito fácil, basta acessar a internet ou assistir a alguma novela televisiva. Difícil mesmo é imaginá-lo nos tempos da monarquia. Para isso, o jornalista Daniel Piza fará a palestra com o tema: “O Rio de Janeiro na Época de Machado de Assis”, no dia 17/7, às 18h. Piza mostrará a sua visão da intensa e frenética capital do Império, no século XIX.

 

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa abre nesta terça (15/7) a exposição “Mas este Capítulo não é Sério”, baseada no capítulo de mesmo nome da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

 

A mostra ocupará o primeiro andar, espaço para exposições temporárias do Museu até o dia 26 de outubro. O objetivo dos curadores Cacá Machado e Vadim Nikitin é aproximar os diversos públicos deste renomado autor, que tantas vezes leva a fama de clássico inalcançável ou de bibliografia escolar obrigatória.

 

O público ainda receberá o Libreto do Visitante, uma peça gráfica que faz parte da mostra, com 48 páginas que, o tempo todo, interage com a exposição e o visitante.

 

Espaço Imprensa Oficial

O recém-inaugurado Espaço Imprensa Oficial também estará aberto a visitações no próprio Museu da Língua Portuguesa, no lado oposto ao da bilheteria, com a coleção fac-similar “Hipólito José da Costa e o Correio Braziliense”. O local abriga os livros publicados pela editora e também por todas as editoras universitárias do país.

 

A exposição reúne lâminas com imagens das edições originais do jornal Correio Braziliense, considerado o primeiro jornal do Brasil, em comemoração aos 200 anos de imprensa no Brasil, organizada pelo jornalista Alberto Dines.

 

Serviço

Sesc Carmo

Rua do Carmo, 147

Tel.: 3111-7000

Grátis

Metrô Sé

 

Teatro Interativo

Até 25/7, de segunda a sexta, às 18h

3º andar

 

Palestra com Daniel Piza

Qui (17/7), às 18h

Salão 1

 

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº

Tel.: 3326-0775

De terça a domingo, até 26/10, das 10h às 17h

R$ 4 e R$ 2, grátis aos sábados

Metrô Luz

2 Respostas

  1. Parece ser um programa imperdível !

  2. Sem contar que o Machado era um mau pagador memorável.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: