Na Ponta da Ursa

O pessoal em geral vive a me perguntar “o que é alkaid?” ou coisas como “você é terrorista?”, fazendo referência à alkaida e coisas do gênero, atualmente é possível também que pensem que sou uma mulher (é possível u.ûx).
Ursa Major
UMa – Ursae Maioris

Nesses tempos em que ameaçam fechar blogues por qualquer motivo, usar nick de terrorista pode ser um problema, então vou aproveitar a data e os outros motivos para fixar aqui algumas informações legais sobre este nome bacana que me acompanha há uns…. 8 anos.

Primeiramente Alkaid tem sim uma certa relação com Alkaida, ambas palavras são de origem árabe. Alkaid (ou Al-Qa’id – قاضى) significa “o líder”. Esse, junto com Benetnasch, são os nomes mais comuns para η Μεγάλη Άρκτος (leia Eta Ursae Majoris), a trigésima quinta estrela mais brilhante do céu, localizada na ponta da ursa.

Alkaid compõe o conjunto das 7 principais estrelas da famosa constelação da ursa maior, localizando-se na cauda do conjunto. Ela também é conhecida como “Sétima Estrela do Norte” (北斗七) ou “A Estrela Centelhante” (搖光) em chinês.

A simpatica bandeira do Alaska - EUA

A simpatica bandeira do Alaska - EUA

Existe uma série de referências a respeito da constelação da UMa. Ela é uma das poucas constelações, junto com Orion e Plêiades (também conhecida como subaru, 昴, aquela dos carros japoneses), a ser citada na Biblia (Jó 9:8, 38:32, Am 5:8). Na cultura greco-romana, UMa tinha sido uma ninfa chamada Calisto pela qual Zeus se apaixonara, e que foi transformada em ursa e mandada para o norte depois dos problemas conjugais dele com Hera. Um fato curioso é que além dos gregos, os indígenas americanos também a identificavam como uma ursa. Para eles, as estrelas Alioth, Mizar e Alkaid não se tratam da cauda do animal (mesmo porque bem sabemos, ursos não tem cauda longa), mas sim 3 caçadores que estariam a caça-la.

Ursae Maioris - UMa by Sidney Hall

Ursae Maioris - UMa by Sidney Hall

Em outras culturas a constelação tem identificações curiosas, mas que as vezes fazem bem mais sentido, na Malasya por exemplo é conhecida como Buruj Biduk, “A Concha”, daquelas de pegar feijão mesmo. Pra mim se parece bem mais do que com uma ursa.

Para os árabes o quadro da constelação é um caixão e as três estrelas seriam a moças que rezavam por ele, daí Alkad, a líder dentre as três. Para eles a constelação representa uma procissão, idéia atribuida pelo lento movimento das estrelas em torno do pólo.

Para a astronomia hindu ela é chamada de Sapta Rishi, os sete sábios, onde Alkaid é conhecido como Bhrigu.

Olha lá a constelação no peito do rapaz. Este é Kenshiro de Hokuto no Ken, mangá publicado na Shonen Jump na década de 80.

Olha lá a constelação no peito do rapaz. Este é Kenshiro de Hokuto no Ken, mangá publicado na Shonen Jump na década de 80.

Em uma das vertentes da cultura nerd, a dos fãs do Tolkien, a constelação é conhecida como Valacirca, a foice de Valar. Em outra vertente, a dos otakus, a UMa é fonte dos poderes do personagem principal da história. Ah sim, estou falando agora de Hokuto no Ken, um manga de não tão boa qualidade da década de 80 que, pra muitos, é a base de Saint Seiya, o famoso Cavaleiros do Zodíaco (tão bom ou pior que HnK).

A palavra alcaide também está presente na nossa língua. Em Portugal alcaide referencia um líder politico, uma espécie de governador originalmente com funções militares. Porém com o passar dos séculos essas funções foram caindo, alcaide tornou-se uma espécie de juiz até virar um título honorífico. Já aqui no nosso continente, alcaide é em boa parte dos países latinos um prefeito =þ, resumidamente.

.

Alkaid - Chika Kuramoto. Personagem do mangá .hack, publicado em 2006

Alkaid - Chika Kuramoto. Personagem do mangá .hack, publicado em 2006

Ultimamente eu to enfrentando um problema sério, outro dia ouvi de um colega de sala que o nick Alkaid é coisa de “fruta”, não foi bem essa palavra, o termo que ele usou foi um pouco mais ofensivo, enfim. Existe um MMORPG chamado .hack (dot hack) que inspirou um monte de subprodutos, entre eles animes e mangás. Em uma das muitas histórias há uma personagem feminina chamada Chika Kuramoto que durante o jogo assume o, para mim, infeliz apelido de Alkaid.

Nas minhas épocas de aspirante a roteirista (isso tem quase 10 anos) eu precisava de um nome legal pra batizar um personagem meu. Minha história nunca saiu do papel, claro (o que não é tão ruim pra um roteiro, ao menos ele saiu da cabeça), então quando comecei essa vida de internet, pra não ter que usar um e-mail do tipo “gato_safadoSP” ou “pegador_ZN” e até mesmo “surfista_molhado16”, eu naturalmente usei um nome com algum significado mais elaborado. E estou com ele já há algum tempo.

aruka
aruka

Alkaid pra mim tem uma porção de significados vinculados a muitos momentos que vivi e que vem desde de a adolescência. Os kanas* da figura ao lado representam a contração (alka) e devem ser lidos como “aruka”. A cultura nipônica sempre esteve presente comigo, principalmente pelos quadrinhos e animações (motivo pelo qual alguém aqui vez ou outra me chama de otaku) e por isso acabou padronizando-se como minha assinatura em determinados trabalhos em blogues e fotologs.

Acho que isso encerra (por enquanto) as referências sobre alkaid e os relacionados.

Valeu a atenção

alkaid.

refs:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcaide

http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Dipper

http://en.wikipedia.org/wiki/Bhrigu

http://www.hokutonoken.us/

http://www.constellationsofwords.com/stars/Alkaid.html

*kana(仮名) são os caracteres japoneses usados como silabário. São cerca de 90, 1/2 pra palavras nativas e 1/2 pra estrangeiras, e representam os fonemas da língua.

4 Respostas

  1. É essa a história ?
    Eu pensava que a origem estivesse relacionada à uma versão brasileira da palavra “coolaid”…bem, ainda assim é folclórico…
    Valeu pelo esclarecimento.

    Em tempo: poucos sabem a origem do Jenheta🙂 Quem sabe um dia explique isso …

  2. Esse blog tá ficando muito erudito, Alkaid. Precisamos passar essas infos lá para os americanos. Top post.
    Um Chap 9001 para ele.

    Gostei mesmo: desde frutas, passando por otakus, até nomes de emails.

    Aliás, outro dia, fiquei sabendo de uma marca de café que era distribuída pelo almoxarifado: Moreno Quente. Mais uma sugestão para nick de email.🙂

  3. […] : preconceito sem limites nos EUA Postado no Quinta-feira, Novembro 20, 2008 por chapado No último artigo do Alkaid foi levantada uma questão relativa à ignorância (que quase sempre não é uma benção). Foi […]

  4. Legal =D

    Você esqueceu de dizer que postou no dia do seu aniversário! =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: