Por que vocês ainda usam o Hotmail ?

Espero que a resposta da pergunta seja: “Ora, Jenheta, eu não uso Hotmail para mais nada”.

Se existe um serviço mal planejado, arcaico e que é a maior causa de rancor em minha pessoa é o Hotmail. No início dos tempos, quando a America Online ainda dominava a web, ter uma conta de email da Microsoft era justificável e essencial pois era o oásis no meio do deserto. No entanto, hoje em dia os serviços mais limitam (ou atrapalham) o usuário. Eu frequentemente escuto que muitos preferem manter as contas abertas por “conveniência”, por mais paradoxal que isso seja, já que existem alternativas mais eficientes, gratuitas e seguras. Aqui vai uma *pequena* lista de inconveniências, sem nenhuma ordem específica (caso queira adicionar algo, ou discordar da minha opinião, por favor solte o verbo na área de comentários) :

  • Necessidade de inclusão da extensão “hotmail.com”, “live.com” e outros domínios da Microsoft toda vez que acessa sua conta. Não basta ter como um nome  único como “euodeioamicrosoftatenoinferno”.
  • Inconsistências. Meses atrás enviaram várias mensagens perguntando se eu gostaria de migrar para o “novo visual” do Hotmail. Eu recusei. Recentemente, notei que as mudanças foram ativadas por imposição para meu “benefício próprio”. Agora sou obrigado a usar outro navegador (Safari) pois o Firefox 3.1b não funciona com as “inovações”. Se a mudança foi imposta (mesmo com a maioria dos usuários preferindo o visual antigo), para que fazer a enquete ? A resposta óbvia passa pela tentativa em dissiminar o uso do IE8, que a cada dia que passa perde mais usuários no mundo todo.
  • Se não acessar sua conta em 120 dias sua conta é bloqueada. Se possuir múltiplas contas, boa sorte na digitação integral de cada endereço como mencionado acima.
  • Nitidamente a Microsoft prefere esconder as funções de configuração. São 3 menus até a página de configuração. Para deixar uma mensagem automática anunciando que estou de férias, tenho que passar obrigatoriamente por um menu florido que altera o tema da página inicial. Como é “útil” essa função…nada como “facilitar” a vida dos usuários com essas bobagens.
  • Quer obter cópias do seu email ? Se a mensagem for antiga somente pagando-se pelo serviço. É isso mesmo, abra a carteira e pague. Caso pretenda fazer um mero “forward” das futuras mensagens, isto é, envio de cópia automática para outra conta de email, não se paga nada mas saiba que só será possível fazer isso para endereços hotmail.com, msn.com, live.com, ou que seja parte de domínios Windows Live!!! Caso você se pergunte “mas, Jenheta, por que fazer isso ? “, ofereço múltipla escolha dos motivos: segurança (backup), filtragem e organização. E a história não acaba aqui. Caso você decida abrir outra conta no Microsoft Live para tanto, a mensagem original é apagada (!) da conta original. Nada como viver num mundo Microsoft. ..argh!

Por que alguém ainda usaria o Hotmail ?  Pela minha experiência, a maioria da pessoas responderia que é por mero costume e/ou preguiça em usar algo melhor. Ou, o que é mais provável, é que ela use a conta para manter o bate-papo com outras pessoas via MSN (isso recai novamente na preguiça já que  também há opções mais decentes de chat hoje em dia).

Como evitar os problemas acima ? Eu uso o Gmail. Resolve tudo isso, permite bate-papo via voz e vídeo, não cobra diretamente pelos serviços, permite a abertura de múltiplas contas, capacidade acima de 7Gb (constantemente aumentando) e muito mais. Ah, também permite que eu baixe todas mensagens novas e antigas no meu computador, sem tentar mudar o visual da minha página. Há outras vantagens em se usar o Gmail mas não desviarei do assunto deste post. Só queria desabafar sobre a tirania do serviço Hotmail e da necessidade de irmos mudando a mentalidade dos nossos amigos e conhecidos para serviços melhores. 40% dos meus contatos já migraram para o Gmail e Skype. Quando esse número chegar nos 60%, adeus Microsoft. Falta pouco…

Você discorda ? Ama a Microsoft ? Por favor, use a área de comentários para sabermos sua opinião. Enquanto isso, elimine essa empresa de sua vida, por favor.

Obrigado pela leitura.

6 Respostas

  1. Nem para MSN Messenger precisa-se mais do e-mail da hotmail.

    Basta criar um passaport usando o e-mail que vc já tem. (Ai fica uma dica boa para quem acha q tem q criar um e-mail da hotmail só por causa do MSN)

    Minha irmã, por exemplo, com minha ajuda rs usa o e-mail do yahoo no msn messenger.

    Eu criei meu e-mail da hotmail há uns dez anos, sei lá, atrás (foi meu primeiro e-mail hehe) quando naum tinha opções melhores e tal, mas , sinceramente, nem o uso direito, acabo usando só para o MSN mesmo – por eqto até q não chute o pau da barraca hehe.

    Prefiro o yahoo. Do yahoo vem bem menos spans e tal.

  2. OBS: Pode ter até opções melhores de bate-papo, mas das que vi até hj, devo confessar que o msn ainda atrai mais rs

    Tb acho que tem um outro fator: é difícil vc migrar para outro qdo já usa mto tempo uma coisa.

    E talvez infelizmente ainda valha aquela coisa de ter aparência e tal hehe O msn , convenhamos, em aparência ele acho q é insuperável hehe

    Bjos

  3. Eu uso o Pidgin e estou aware desse problema.🙂

  4. Agora o gmail também muda de aparencia, ahah

  5. o hotmail é uma piada.

  6. ah sim, o lance dos themes ficou legal, pois não é somente aquela série de composições em cores brandas e sem graça. Tem uns temas bacanas, inclusive um chamado “terminal” que achei muito bem sacado.

Deixe uma resposta

