Conexão 3G Claro e o interior de São Paulo

Sumido ou não, nos últimos dias tenho usado o serviço 3G da Claro em São Paulo capital e interior. Como estive em deslocamento constante para minha reintegração brasileira, meu tempo para postagens de artigos ficou prejudicada mas isso permitiu testar o serviço em diferentes situações e locais.

De forma resumida, minha experiência tem sido positiva. Testei o acesso na região do ABCD paulista, São Paulo capital, Jundiaí, Itu, Salto e proximidades de Campinas, incluindo um trecho rodoviário (Castello Branco). Em algumas ocasiões notei que a velocidade de conexão diminuiu temporariamente mas logo em seguida retornou à normalidade.

Após usar a linha discada do iG e torrar créditos telefônicos nesses locais, verifiquei que os R$89 mensais (velocidade de download de 512kbps) são um valor justificável para ter acesso à internet. A alternativa seria instalar serviços de banda larga básicos nos diversos endereços, o que facilmente ultrapassaria este preço.

A única falha que achei foi no programa que gerencia o acesso pois é comum ver telas como esta :

claro3g

Quem dera ter taxas de conexões tão boas assim…por enquanto (dez/2008), o serviço da Claro recebe minha recomendação.🙂

Obs. Tomem as precauções devidas antes de assinar o contrato (que é similar ao plano de celulares pós-pagos exigindo fidelidades superiores a 1 ano). Se conhecerem alguém que já utiliza 3G, testem a conexão nos principais locais de uso para evitar frustrações. Lembrem-se também que a escolha de um serviço mais barato, com menor velocidade de download, permitirá a troca para outro pacote sem custo adicional. No entanto, o oposto não é verdadeiro : você não poderá substituir um pacote mais caro por outro mais barato. Por fim, nenhuma operadora coloca isso nas propagandas mas saibam que a velocidade de UPLOAD é baixa (baixíssima : 128kbps).

7 Respostas

  1. Acho que não é toda essa maravilha que você comenta, Jenheta.
    Passei outro dia numa loja da claro e os planos 3G tem todos limitação de downloads e a limitação está por volta dos 10Mbytes mensais. Ou me informaram errado.
    Eu gostaria de saber mais detalhes, caso você tenha tempo (e créditos ainda) para fazer o complemento.

  2. Prá começar dá uma olhada nas referências abaixo
    http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2008/12/11/qual-iphone-3g-escolher-claro-vivo-ou-tim/ (comparação entre planos)
    http://www.rodrigostoledo.com/?p=7135 (clientes satisfeitos🙂 )

    Creio que para navegar na internet vale a pena contratar apenas uma conexão wifi cujos planos são bem melhores. (Veja a primeira referência)
    De qualquer modo, celular pós+wifi, não se escapa de gastar pelo menos 150 reais ao mês.

  3. Bom Post, mais na minha opinião para q conexão 3g chegue onde se espera, falta uma cobertura mais decente por parte das operadoras!

  4. Olha, para navegação em geral, o serviço que experimentei até o momento tem sido muito adequado. Cheguei a baixar pacotes de atualização do OSX Leopard (~80MB) sem soluços na transmissão. Falta ainda o update do MS Office mas isso tem prioridade baixa na minha lista. Em dezembro verifiquei que baixei no total 325Mb de dados.

    E sobre o Wi-Fi, eu considerei essa possibilidade também antes de me amarrar no pós-pago. O maior inconveniente está na ausência de hotspots no interior (pelo menos onde transito com maior frequencia). Eu também pensei em investir num plano de celular e usar o método de tethering para conectar o laptop mas para tanto eu precisaria de um celular 3G, coisa que não possuo…

    Em breve terei uma experiência maior para escrever um post mais detalhado. Saibam por hora que programas P2P não funcionam (isso é obviamente esperado). Aguardem.

  5. Esqueci de falar. Para quem não sabe, o Jenheta comprou um iPhone num saldão lá nos EUA e, por conseguinte, já que nada mais resta para esse pedaço de technologia useless, que já nasceu sem softwares e que qualquer coisa é paga até programas de horóscopos, não tem jme e tals, …. ele tinha que usar alguma coisa do telefone.
    Claro que apenas sobrou a techno 3G que já vem na coisa e que deve ser a única grátis.
    A validade das opiniões decorrentes ficam, portanto, ao critério do leitor.🙂 Claro também que o celular é, como diria?, bunitinho.🙂

  6. Chap,
    Estilo/aparência vale mais que conteudo para a maioria dos consumidores.
    Ou sera que alguem ainda duvida disso ?

  7. Agora eu tenho certezas, Jen.🙂

Deixe uma resposta

