Façanhas do Joystick. Speed Run

O que pensaria se lhe disser que um tal jogo, aquele que você levou quase 2 meses pra terminar poderia ser detonado em… 15 minutos?

No mundo existe uma multidão de jogadores que promovem verdadeiras competições em algo conhecido como speed run. Isto são métodos pra terminar jogos da forma mais rápida possível. Normalmente sob uma condição básica: sem códigos. Apenas usando glitchs e a habilidade do jogador.

Alguns jogos como os de corrida ou mesmo certos jogos de aventura trazem um modo chamado Time Attack ou Time Trials, dedicado a contabilizar o seu tempo em determinadas ações como passar fases especiais e/ou mini-games. Porém o Speed Run não se restringe somente a estes jogos. Na internet vemos vídeos de jogos que não trazem esta opção. Do clássico da plataforma Super Mario Bros. (NES), RPGs como Phantasy Star (SMDrive) aos dificílimos jogos de espionagem como Metal Gear Solid (multi-plataforma). No vídeo abaixo vemos dois cidadãos terminarem Mario Bros. em aproximadamente 6 minutos, sem cortes, sem truques.

Quando digo “forma mais rápida possível” não estou de brincadeira. O recorde para Donkey Kong Country (SNES) é de 32min, Super Mario World foi terminado em 10min. Contra 3: the alien wars, terminado em 16min.

Além da perfeição nos movimentos ao pular sobre plataformas e desviar/atacar inimigos o conhecimento das melhores estratégias e falhas do jogo é essencial. Esse exemplo podemos ver no vídeo seguinte, com Super Mario 64 terminado em 15m e 35s. Eu pessoalmente testei todos os glitchs usados (o que me tomou tempo, dada a minha falta de habilidade) e comprovei que é possível (devo ter levado mais de 1h pra acertar esses movimentos).

Este aliás não é o menor record do jogo, existe um video no youtube onde terminam sm64 em 5 minutos, sem usar qualquer estrela.

Os vídeos são impressionantes, ainda mais se buscar por jogos realmente cabeludos como Battletoaids, Ghosts ‘n Goblin ou Metroid.

aqui uns links recomendado pra quem quiser ver alguns speed runs bacanas:

http://speeddemosarchive.com/

http://tasvideos.org/

até mais.

2 Respostas

  1. Incrível é que esse povo não faz mais nada da vida.

  2. Eu acho que a maior façanha que já vi foi um sujeito resolver o cubo mágico em menos de 8 segundos. Na pior das hipóteses o sujeito dedicou um bom tempo naquele treco…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: