Guinness divulga o top 50 melhores games de todos os tempos

Guinness World Records Games 2008

Guinness World Records Games 2008

Como pode ser visto internet afora, o Guinness publicou o Guinness World Records GAMES 2008, contendo lá o seu top 50 com os melhores games de todos os tempos – segundo eles -. Porém esta deve ser a pior lista de jogos já formulada de todos os tempos.

Algumas questões simples e também alguma falta de noção do pessoal que elegeu alguns dos títulos presentes fez a listagem, além de incoerente, bastante confusa. Tentei procurar alguma informação sobre os critérios que usaram pra tal listagem, mas todas as fontes são rasas quanto a isso, como a rede EUROGAMER que até assumiu com muita falta de vergonha e coragem divulgou ter participado do veredicto, mas nada fala sobre a formula inimaginável que os levaram a tão absurdo resultado. No ranking encontramos séries de jogos competindo com títulos separados, vemos Final Fantasy XII à frente de Final Fantasy VII, e ambos acima de Chrono Trigger, o que não faz o menor sentido se levarmos em conta o que torna um jogo inesquecível: a importância histórica e a contribuição do título para o mundo, o carisma do jogo em si, etc. O que torna possível Lego Star Wars Complete Saga, Ridge Racer e outros estarem na lista e não terem nem incluido PacMan? Super Metroid, que á foi eleito melhor jogo da história e que não deixa de estar ao menos nas primeiras 10 posições de qualquer top foi deixado pra trás por Wii Sports e se encontra na 37° posição! Como?

Os comentários dos leitores internet a fora refletem a falta de bom senso dos encarregados que o Guinness arranjou pra esse serviço. A impressão que passa é que poucos deles já jogaram algum video-game ao menos uma vez na vida.

Enfim, talvez alguns desses mistérios seriam revelados se alguem aqui tivesse coragem de desembuchar sessenta e quatro reais e noventa centavos no tal livro, mas depois da divulgação desse ranking, consigo ver o livro encalhando nas prateleiras das bancas do centro da cidade, empoeirado e desinteressado.

Talvez eu dê um pulo na fnac mais tarde e tente desvendar o mistério de graça =]

a lista:

1. Super Mario Kart
2. Tetris
3. Grand Theft Auto
4. Super Mario World
5. Zelda Ocarina of Time
6. Halo
7. Resident Evil IV
8. Final Fantasy XII
9. Street Fighter II
10. GoldenEye
11. Super Mario 64
12. Tomb Raider
13. Metal Gear Solid
14. Call of Duty 4
15. Sonic the Hedgehog 2
16. Grand Theft Auto: San Andreas
17. Super Mario Bros
18. Zelda: A Link to the Past
19. Gran Turismo
20. Final Fantasy VII
21. Pro Evolution Soccer 4
22. The Orange Box
23. Lego Star Wars: The Complete Saga
24. Tekken 2
25. Wii Sports
26. Pokemon Red/Blue
27. Guitar Hero
28. Project Gotham Racing 4
29. Super Mario Galaxy
30. Resident Evil
31. Ico
32. Chrono Trigger
33. Gunstar Heroes
34. Soul Calibur
35. Advance Wars
36. Ridge Racer
37. Super Metroid
38. Castlevania: Symphony of the Night
39. GTA Vice City
40. BioShock
41. Star Wars: Knights of the Old Republic
42. The Legend of Zelda: Link’s Awakening
43. God of War
44. Sega Rally Championship
45. StarFox 64
46. Elder Scrolls IV: Oblivion
47. WarioWare Inc.
48. Saturn Bomberman
49. Crash Bandicoot
50. Outrun 2

7 Respostas

  1. Pensei na Fnac na hora! Ou a Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

  2. 🙂 Saudades dos tempos que eu podia jogar…

  3. pensei q o shadow of colossus estava na lista, mas esse outros jogos são justos.

  4. Caro Alkaid
    Acho que ajudaria um pouco você colocar o nome do fabricante na frente para tentar-se descobrir algo sobre os critérios. Claro que essas listas devem ter algum interesse comercial já que reúnem games de estilos distintos (sega Rally, o Crash e o Gunstar, por exemplo). Como as listas das The Ultimate and All Time Top 100 Best Rock Songs e similares, lá vemos as discrepâncias e os gostos pessoais de quem (“quens”) a fez. É de se esperar que uma lista de Top 50 Games contenha tais coisas.

    A lista é interessante porque tem muitos títulos antigos (muito antigos, eg o Tetris) e é basicamente dominada por games da Nãointendo. É dominada basicamente por games para crianças/adolescentes. E, do mesmo modo que o Tetris pode ser considerado um game básico do tipo que contém elementos distintos de outros games (puzzle games/arcade), faltaram alguns títulos como os sempre bons (e básicos e best sellers) jogos da ID (http://www.idsoftware.com/): Doom, Hexen e afins. Um derivado/análogo está a lista: o Resident Evil, o qual eu acho, IMHO, que pelo amadurecimento tecnológico relativo, é bem pior que os jogos clássicos da ID.

    Enfim, a lista é um lixo e parece ter sido feita por pessoas amadoras que nem conhecem um pouco de história de games. Alguns títulos estão bem colocados nela e são indiscutíveis como o próprio Tetris, o Sonic e o Mario. Não que eu goste muito do tipo do game, mas acho que faltaram alguns games da Electronic Arts como (pelo menos algum da série) Need For Speed (especialmente o 3), que colaborou aí com uma qualidade excepcional em games de corrida em 1a pessoa. Faltaram games do tipo “Monte o seu mundo” como o Caesar (clássico da Sierra, amplamente injustiçada também, http://caesar3.heavengames.com/) e similares. E por aí vai.

    Abraços

  5. […] Tetris completa 25 como o jogo mais popular entre plataformas de video-game e com certeza um dos jogos mais influêntes da história. Por ter difundido o gênero puzzle para o mundo dos jogos […]

  6. […] Tetris completa 25 como o jogo mais popular entre plataformas de video-game e com certeza um dos jogos mais influêntes da história. Por ter difundido o gênero puzzle para o mundo dos jogos […]

  7. Parei em Super Mario Kart… nem da série dos Mario ele foi o melhor, quanto mais “o melhor de todos”. e Tetris então na segunda posição… meodeos!! Tudo errado! Super Metroid que em muitas páginas da Web e muitas revistas especializadas tá sempre no TOP 5, não aparece nem entre os 30 primeiros. O Resident Evil 4 que não é melhor em nada que os 3 primeiros (só em gráficos) segundo essa lista é o melhor dos RE. Lamentável, lista sem crédito algum. Pra mim essa lista NUNCA pode ser a dos melhores games, e TALVEZ seja dos games “mais populares”, no máximo isso e olha lá.

    _X_

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: