Chap 9001

Não existem receitas genéricas para fazer posts num blog. De modo geral, vão aqui as seguintes sugestões. Utilizando os recursos do WordPress.

São sugestões importantes que visam o bom andamento das postagens e dos comentários pertinentes a elas. Com certeza, você talvez ache que este blog seja realmente um lixo e que o nível de exigência contido aqui é bem alto para o lixo que é. Pode até ser, mas garanto que mesmo assim dá muito trabalho manter um assim.

Para começar, é necessário que você, pessoa que deseja fazer um blog:

  • Saiba ler (ler=ler e entender o que leu).
  • Saiba escrever e expressar uma idéia.
  • Esteja preparado para discutir em alto nível com as pessoas que irão freqüentar o seu blog, sobre o que foi escrito.
  • Saiba usar as ferramentas de busca na rede, como o Google.
  • Saiba rudimentos de inglês e consiga entender rudimentarmente outros idiomas como o espanhol.
  • Conheça as sutilezas do seu idioma (o português, no caso). Por vezes achamos que entendemos uma frase e isso não é bem assim.
  • Que consiga procurar palavras num dicionário.

Se resto é importante que você observe as regras a seguir. Boa sorte.

Da edição

  1. Indentem/justifiquem os parágrafos. Após terminarem o post. O WordPress não faz isso automaticamente. Com a Tab visual selecionada, selecione Show/Hide Advanced Toolbar e pressione Align Full (ou Alt + j).
  2. A mudança da data do post pode ser utilizada com o Post Timestamp, numa das tabs abaixo das Categorias do menu Write. Não modifique a data de seus posts já publicados a menos que se justifique. Não publique com a hora anterior à hora GMT do WordPress senão o post só aparece na hora que você agendou. (ou use esse recurso para publicar posts em dias diversos)
  3. Cuidado ao usar a tag <more>. Feche todos as tags abertas anteriormente e as reabra novamente, modificando-as conforme o necessário.
  4. Cuidado ao usar a tag <more>. Tags abertas num post e não fechadas no mesmo post perturbam todos os posts a seguir (o <more> funciona como uma interrupção do curso natural das tags). Consulte por exemplo o site W3Schools que lá tem o basicão das tags de html.
  5. Adicionando equações  \LaTeX nos seus posts. Por exemplo, a linha
    \int \vec{E}\cdot\rm{d}\vec{S} = \frac{1}{\epsilon}\int\rho\;\rm{d}V

    é apresentada a partir da interpretação do pedaço de código, inserido no texto,

    $ latex \int \vec{E}\cdot\rm{d}\vec{S} = \frac{1}{\epsilon}\int\rho\;\rm{d}V$
    Veja mais no FAQ do WordPress new_icons_24.gif

  6. blockquote
    <blockquote><p align=”justify”>Este é um … do WordPress. </p></blockquote>

    Este é um exemplo da tag blockquote, a qual permite que uma região do texto seja iluminada. Nada a ver com o filme do Stanley Kubrik. Não aparece no preview do WordPress.

Da clareza e do conteúdo dos posts

  1. Evitar MAIÚSCULAS ou sublinhados em excesso. As maiúsculas ajudam a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando. Tal prática causa irritações ou fazem com que o público possa se sentir ofendido.
  2. O respeito com os outros é a sua arma. Use idéias e argumentos.
  3. Expresse-se claramente. Posts longos devem conter linhas de separação para evitar uma leitura cansativa.
  4. Termine o seu post hoje. Não deixe para completá-lo amanhã. Caso você deseje publicá-lo e complementá-lo no futuro, faça que a informação contida seja auto-contida, ou seja, que o que já está feito seja suficiente para a compreensão das idéias.
  5. Não utilize muitas abreviações no texto (vc, fds, rs, etc)
  6. Não utilize um tratamento tão íntimo por todo o texto. É interessante aqui e ali, masmuitos tratamentos íntimos e/ou gracejos podem tirar a seriedade do post.
  7. O artigo pode ser grande ou pequeno (inclusive com 30 palavras). Seja original no conteúdo.new_icons_24.gif
  8. Não seja leviano nem acuse com falta de provas. new_icons_24.gif

Da erudição

  1. Não ponha em discussão detalhes do post que são elementares. Antes de postar alguma coisa, na dúvida, consulte o Google ou o Wikipedia para conferir se os detalhes são realmente elementares/óbvios.

Da originalidade dos posts

  1. Não reproduza matérias na íntegra. No seu post resuma-se a comentar as matérias publicadas. Publique-as na íntegra caso seja estritamente necessário.
  2. Os posts devem manter o mínimo tanto das frases como da estrutura dos artigos originais. Eventualmente um termo ou outro ou combinações deles. Isso deve ser no máximo 10% do seu post, por exemplo, se você gosta de números.
  3. Obviamente, não copie e cole simplesmente para obter um artigo. Aproveite texto alheio mas acresça no conteúdo da net. Para evitar cópias e colas inventou-se as referências bibliográficas e os links.new_icons_24.gif
  4. Expresse-se. Isso é o mais importante.

Dos comentários

  1. Sempre faça o login no blog antes de fazer um comentário. Assim você não perturba a análise das estatísticas.
  2. Seja inteligente ou engraçado nos comentários. Lembre-se que ser engraçado não é ser tolo. Se você não sabe o que é ser engraçado ou tolo, seja sério apenas. (Leia por exemplo a distinção que é feita entre idiota e engraçado do desciclopedia)
  3. Não responda comentários dirigidos a outros participantes de modo a assumir um compromisso por eles. Ao invés disso, dê uma resposta se for o caso. Caso contrário, use o bom senso.
  4. Não “bata boca” com os colaboradores nem com os visitantes. Discussões em alto nível com os colaboradores são benvindas. E discussões podem envolver divergências.
  5. Não elogie os seus próprios posts. Todos sabemos que ele foi resultado de um esforço intelectual seu.
  6. Não faça comentários sobre coisas óbvias. Se você não sabe o que é óbvio, não comente.
  7. Não faça comentários decorrentes de uma desatenção sua. Confira a matéria toda primeiramente, confira os links e faça o que tiver que ser feito com atenção. Novamente, se você não sabe o que é ser desatento, não comente.
  8. As idéias e os argumentos são a sua força. Não utilize termos chulos ou palavrões, mesmo que sejam grosseiros com você. Privilegie o argumento contra a falta dele.
  9. Respeite o próximo para ser respeitado. Trate os outros como gostaria de ser tratado. Se você não sabe o que é isso, não poste nada no blog.
  10. Não apenas comente os posts dos outros participantes. Ao invés disso, recheie o seu comentário e pense na possibilidade de refazer ou fazer um novo post.

Da ilustração do post

  1. Os posts devem, sempre que possível, ser sempre ilustrados.
  2. As imagens devem ser sempre baixadas para o WordPress e ligadas ao arquivo. NUNCA devem ser referenciadas através de um link: o site pode estar fora do ar ou desaparecer repentinamente. Por vezes, os sites “perenes” também tem sua estrutura de dados modificada e os links podem se partir (broken links).
  3. Links a documentos não textuais, só a sites “perenes” ou aos quais todos tem acesso sem a necessidade de registro (como o Orkut, por exemplo).

Das referências bibliográficas

  1. Todas as matérias devem conter referências bibliográficas ou fazer menção, através de um link, de onde foram extraídas. Links, nome do autor do artigo original, qual foi o site, etc.
  2. As referências devem ser PERENES ou ACESSÍVEIS a qualquer um. Orkut, Google Groups, UOL, e etc. NÃO SÃO. FDA, Wikipedia, o site da Wolfram, o Diário Oficial da União, entre outros, são fontes de referências perenes. Isso deve ser especialmente verificado para temas dos quais você não tem domínio completo.
  3. Referências, sempre benvindas, devem ser escolhidas prioritariamente a não privilegiar nenhuma empresa em geral. Por exemplo, caso a Colgate seja citada, verifique se a Associação de Odontologia do Uzbequistão não poderia ser citada, já que trata-se de um órgão não comercial.

Da exatidão das notícias divulgadas

  1. Desconfie dos textos publicados de jornais. Geralmente eles tem compromisso com o tempo para a publicação e não com a exatidão da notícia. Exceções sejam feitas a editores notoriamente conhecidos e já com trabalhos publicados na área.
  2. Desconfie dos números publicados por jornais. As estatísticas por vezes são matérias pagas ou os números não possuem nenhum significado em valor absoluto, como geralmente são apresentados.

Dos temas polêmicos

  1. O texto deve ser muito bem documentado. Veja Bibliografia.
  2. Posts que envolvem religião, racismo, terrorismo, tortura, violência e etc, contém acusações (as suas opiniões que foram emitidas, de acordo com o ítem Da originalidade dos posts) ou elogios. Tais opiniões devem ser muito bem fundamentadas e documentadas.
  3. É expressamente proibida a publicação de posts com apologia não crítica de segmentos partidários ou religiosos. Críticas e similares são benvindas.
  4. Apologia não crítica = elogio sem alguma fundamentação bastante convincente ao administrador.
  5. É expressamente proibida a publicação de posts com apologia a racismo, terrorismo, violência e similares. Críticas e similares são benvindas.

Das punições

  1. Caso haja um deslize mais grave, existirá uma advertência e o seu post será despublicado.
  2. Um segundo deslize fará com que você seja rebaixado. Você voltará para a categoria de “dumb ass contributor”. Lá ficará até que haja uma regeneração do bom humor dos administradores.
  3. A insistência com práticas de insultos, baixo senso crítico em relação aos participantes/público do blog, deslizes em geral deve ser punida. Um sintoma é o fato do post/participante ser ignorado mesmo contendo todas as falhas que estão citadas neste documento.

Da hierarquia

  1. Somos amigos, mas aqui no blog existem dois administradores. Eles zelam para que a confiabilidade/qualidade do site seja mantida. No caso dos ratos fugirem do navio, eles é que seguram as pontas.
  2. Não deboche dos conhecimentos dos administradores. Geralmente eles não fazem muitos comentários a respeito disso, mas eles são caras que conhecem as coisas. E que trabalham fora do site e que ainda publicam coisas aqui. Quase que um post por dia não é fácil não.
  3. O site é para que haja diversão compartilhada entre todos. Caso algo perturbe essa diversão, os administradores tentarão fazer de tudo para que a diversão volte a reinar.
  4. Os administradores gostam de escrever posts. Documentos como esse impedem que eles mantenham a sua felicidade em escrever.

Da infelicidade, da discordância e dos posts dos colaboradores

  1. Todos os posts aqui possuem propriedade intelectual. Ao entrar aqui você concorda que, mesmo com a sua saída, os seus posts permaneçam sobre o domínio de Jenheta e Chapado Enterprises Ltd. eternamente.
  2. Todos os posts aqui possuem propriedade intelectual. Ao sair daqui você pode levar os SEUS posts embora. Os administradores darão todo o suporte.

(continua. sigh)

Referências: Netiqueta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: