Minha campanha retornou : contratem um ombudsman para o Terra

Já se vão alguns meses que deixei de criticar como o site Terra divulga notícias e assuntos de interesse no Brasil. Afinal de contas, os erros em tradução de matérias, matérias com conteúdo sexual, linques para vídeos antigos (colocados como atuais) são tão comuns que eu teria que escrever diariamente sobre eles.

 No entanto, tem dias que eles conseguem ultrapassar qualquer limite. Será que esses sites não entendem seu papel no mundo online ? Na semana passada foi noticiado em vários meios de comunicação a história da garota de programa brasileira que ajudou o FBI a desmascarar um serviço de prostituição de luxo nos Estados Unidos (desde então, ela tem recebido tratamento “VIP” como se fosse a única testemunha num caso enorme como esse). Sexo e fama. Tudo que o Terra precisa para por isso como matéria de capa.

Pobres leitores que foram atrás da matéria jornalística…olha a foto que puseram sobre o assunto. É ou não é uma piada ?

 

pele.jpg

6 Respostas

  1. Conversei com alguns jornalistas (até ex-jornalistas do Terra) e eles também reclamavam. Sei lá, os grandes chefes devem achar que isso traz algum charme pro portal.

  2. Ou coloca a culpa no estagiário, querendo ou não vai ser sempre dele.

  3. Foca,

    Ser jornalista (de verdade) numa empresa dessas deve ser algo de matar…agora mesmo, basta olhar a página principal e ler noticias de suma importância :

    1. Cinema Comediante protagoniza cena bizarra de sexo em filme;
    confira foto
    2. Descubra o que ele quer no sexo
    3. O Dia Brasileira diz que nunca foi prostituta nos EUA
    4. Saiba mais sobre orgasmo feminino
    5. Descubra a afinidade amorosa do casal

  4. Vamos propor prá eles o Chapado 9001.
    De certo modo, o Terra cai naquela mesmice de sempre do jormalismo brasileiro: apresenta fatos sem crítica e com ar de pseudo conteúdo.
    Conteúdo prá que, na terra do BBB?

    10 a 0 para o álbum de fotos personalizado.

  5. Uma campanha interessante para fazer contraponto à vulgaridade do portal escancarada do Portal Terra.

    Mas cabe salientar que a vulgaridade está chamando um público-alvo que interessa ao portal, é uma questão de mercado. Quem não quiser, o melhor caminho é deixar de visitá-lo.

    Só que vejo um grande problema na linha editorial do portal e que deve ser combatido mesmo por aqueles que não o acessam, a exposição da vulgaridade sexual de pessoas ditas celebridades, que escancaram na página principal e permitiriam acesso (pela facilidade e exposição) a crianças que provavelmente não estariam procurando por aquilo. Deveria ficar escondido em seções para maiores.

    Uma coisa é procurar esse tipo de conteúdo espontaneamente, outra coisa é oportunizar a chance de alguém (que não deveria) acessar esse tipo de conteúdo por mera curiosidade, pois está escancarado na página principal, é isso que questiono e penso que deve ser chamado a atenção.

    As demais vulgaridades atendem a uma necessidade do mercado deles, e qualquer momento pode mudar se o pessoal se cansar desse tipo de informação.

  6. […] que passei a escrever nesse blog, vez por outra direcionei críticas ao Portal Terra (1, 2, 3, 4). Hoje baterei novamente na mesma tecla. Continuo meu argumento que se o Portal Terra pretende […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: